Casa Máy > Aromaterapia > Campos de estudos pro uso de odorantes
Vira e mexe é preciso rever estas definições, pois elas confundem e dão margem a muitas dúvidas, inclusive pra diferenciá-las de aromaterapia. Vamos lá.
– Aromatização de ambientes: é o ato de perfumar um espaço por onde circulam pessoas. A aromatização pode ser uma das ferramentas do marketing olfativo que, por sua vez, pode ser uma das ferramentas do marketing sensorial.
– Aromacologia: é o estudo de como os cheiros impactam o comportamento humano, assumindo-se que este impacto é transitório. Tanto faz a origem do cheiro: natural ou sintética.
– Marketing olfativo: é o uso do cheiro como ferramenta de marketing, seja pra branding, seja pra publicidade e vendas. Ferramentas usadas vão desde amostras de perfumes à logotipia olfativa, passando pela aromatização de ambientes à aromatização de objetos, como revistas, roupas, por exemplo.
– Marketing sensorial: é a estratégia de engajar ativamente os 5 sentidos na experiência de consumo, propagando-se tanto pro branding quanto pra publicidade e vendas. Marcas sensoriais oferecem uma experiência sensorial 5D ao consumidor.
Beijo de cheiro, Mayra.