Casa Máy > Aromaterapia > Cera de carnaúba

< voltar

Cera de carnaúba

Postado às 10:52 do dia 25/06/24
A imagem mostra a palmeira carnaúba, a miniatura da divulgação do curso Óleos e Manteigas Vegetais do Brasil e a frase: Carnaúba, Copernicia prunifera. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

Esta é a cera vegetal que estudaremos no curso. Obtida de uma palmeira nativa das regiões nordestes do Brasil, principalmente Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará, adapta-se tanto em climas áridos quanto secos.

A palmeira produz sua cera nas folhas como uma proteção contra a desidratação. Após a colheita das folhas, elas são postas pra secagem e se recolhe a cera, que é limpa.

Vários graus de cera de carnaúba são encontrados do mercado: I, III e IV. Apenas a qualidade I é usada na indústria cosmética, extraída das folhas mais novas e ainda fechadas, chamada de “pó do olho”. Ela tem coloração clara.

A cera da carnaúba é a mais dura de todas, com ponto de fusão em 85ºC. Seu aspecto é duro e quebradiço.

Venha aprender sobre os usos da carnaúba e sobre mais outros 14 óleos e manteigas vegetais de nossa flora nativa em nosso próximo curso online: dias 8 e 9 de julho de 2024, com Amanda D’Angelis. Entre em nosso site e faça sua inscrição.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter