Casa Máy > Aromaterapia > Uma aromaterapia só com OEs nativos seria possível?

< voltar

Uma aromaterapia só com OEs nativos seria possível?

Postado às 10:47 do dia 07/03/24
A imagem mostra a foto de um pequeno galho de pitangueira com 3 frutos e folhas e a frase: Seria possível fazer uma aromaterapia apenas com OEs nativos da flora brasileira? Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Seria possível fazer uma aromaterapia apenas com OEs nativos da flora brasileira?

Hoje, não. No futuro, talvez. Por que hoje não?

1) Produção ainda restrita, mesmo que haja um potencial enorme de exploração, inclusive na variedade de plantas.

2) Os interagentes têm expectativas sobre perfis olfativos em um atendimento e talvez ainda não queiram abrir mão da experiência olfativa que OEs mediterrâneos e consumidos na Europa deixaram intrinsecamente associada à aromaterapia.

3) Baixa quantidade de estudos (clínicos, sobretudo) com OEs de plantas nativas que possam apontar pra seu uso em contexto de aromaterapia.

4) Receio por parte dos aromaterapeutas de substituírem o que é bem estabelecido na terapêutica dos OEs de plantas exóticas.

Entretanto, é algo que podemos almejar e buscar soluções pra que aconteça. Uma aromaterapia com OEs de plantas nativas tem como benefícios:

1) Cultivo em teoria mais fácil, por serem plantas adaptadas às condições de solo e clima das regiões brasileiras.

2) Incentivo ao comércio local, com fixação de população no campo, chance de remunerar a conservação de nosso patrimônio vegetal.

3) Racionalização de custos da cadeia produtiva com menor dependência de importações.

4) Incentivo à pesquisa local.

5) Valorização da cultura brasileira e do pertencimento ao Brasil.

Como aromaterapeutas, nós somos agentes de informação e influenciamos enormemente as escolhas de consumidores, produtores e distribuidores. Se é um desejo valorizar nossa flora, começa por nós tomando esta dianteira. Mas não depende apenas de nós e por isto que as coisas não mudam do dia pra noite. Mas seria possível. Se será desejado são outros quinhentos…

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter