Casa Máy > Aromaterapia > O aroma em aromaterapia quer dizer que é olfativo?

< voltar

O aroma em aromaterapia quer dizer que é olfativo?

Postado às 23:13 do dia 19/10/23
A imagem traz o desenho de um ramo com flores de cerejeira e a frase: O nome aromaterapia já demonstra que esta é uma terapêutica eminentemente olfativa? Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

Nada mais longe da origem da palavra! Na origem, quando Gattefossé cunhou o termo “aromaterapia”, ele não estava dizendo que a forma principal de uso dos óleos essenciais era a olfativa.

Quando ele usou “aroma”, ele não estava pensando em usar as substâncias por via principalmente inalatória.

Gattefossé usou a palavra aroma porque os óleos essenciais têm cheiro – e somente por isto.

Aliás, muitos se surpreenderiam se lessem o livro do Gattefossé (há uma tradução em inglês prefaciada por Robert Tisserand disponível em ebook).

Naqueles idos, os OEs eram testados quanto a sua propriedade terapêutica de todas as formas, sem que ninguém se sentisse instado a fazer torcida em favor de uma ou outra via de administração: testavam-se injeções, ingestões, uso em pele e mucosas, bem como inalação.

Na verdade, como bom cientista, Gattefossé estava interessado em obter dos dados – e não do que ele achava certo ou errado a priori – a indicação da melhor via de administração dos OEs pra cada situação apresentada.

Nossa professora Mayra conheceu os OEs em 2000. E a primeira forma como usou os OEs naquele ano foi por inalação e ingestão. Em 2002, começou a trabalhar com aromaterapia, usando-a principalmente em massagens e em práticas de respiração do yoga. Em 2007, fez seu primeiro curso de aromaterapia e começou formar profissionais em 2009. Nunca, nestes 23 anos de convivência com os OEs, nossa profe sentiu necessidade de ser a favor ou contra alguma via de administração, mas sempre ensinou – como conhecedora que é da tradição da aromaterapia e das pesquisas mais recentes – se buscar a melhor via pra uma dada finalidade de uso.

Dogmatismos – ainda mais ancorados em falsas etimologias – têm zero espaço na Casa Máy. Um de nossos valores sempre foi e continuará sendo a independência e a liberdade de pensamento. Quem estuda aromaterapia tendo muitos “a priori” perde a oportunidade de se encantar com ela e de experienciar a excitação que o próprio Gattefossé e colegas de sua época sentiram quando começaram investigar as propriedades terapêuticas destes aromas.

Aromaterapia é a terapêutica dos aromas; não é (só) a terapêutica de sua inalação.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter