Casa Máy > Aromaterapia > Aplicação da Regra do Depende
Se você nunca ouviu nossa profe Mayra declamar seu Poema do Depende, corra no You Tube assistir. É um poeminha pra acabar com os dogmatismos na aromaterapia e incutir na cabeça que, nesta prática, individualizamos os protocolos.
Uma aplicação prática da regra do depende é avaliar se percentuais de concentração de óleos essenciais em uma diluição é muito ou pouco.
Veja só:
– 100% de OE é pouco se você não definir a quantidade: 1 gota a 100% em uma aromatizador de ambiente é nada.
– 1% de OE é muito se você não definir o OE: 1% de OE de massoia é um terror.
– 100% de OE é muito, mesmo sendo 1 gota, a depender de quem usará: 1 gota de sálvia-dalmaciana sem diluição no travesseiro de uma criança é too much.
– 1% de OE é pouco se não considerar a forma de uso: 1% pra inalar em um pingente olfativo é um suspiro de OE.
Pensar em porcentagem sempre será relativo. Danièle Festy, por exemplo, fez formulações com 50% de OEs pra crianças, o que parece muito, mas no final aplicava apenas 1 gota. Mesma coisa o Dominique Baudoux, que tem formulações em que é o óleo graxo que está diluído em óleo essencial (coisas como 2 gotas de OE e 1 gota de OG); mas, se for ver, no final aplica 1 gota num único ponto na pele.
Lembre do depende. Ele nos livra de dogmatismos, assim como nos lembra de individualizarmos os protocolos em aromaterapia.
Beijo de cheiro, Mayra.