Casa Máy > Aromaterapia > Como é extraída a oleorresina de alecrim (ORA)?

< voltar

Como é extraída a oleorresina de alecrim (ORA)?

Postado às 12:49 do dia 20/01/23
A imagem traz 2 ramos de alecrim e a frase: ORA, oleorresina de alecrim. Como é extraída? Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Se você trabalha com o artesanato do aroma, já deve ter ouvido falar da famosa ORA, a oleorresina de alecrim (em inglês, ROE, de rosemary oil extract).

.

Trata-se de um extrato das folhas do Rosmarinus officinalis muito usado na indústria cosmética e alimentícia como antioxidante, ou seja, como inibidor da oxidação de ingredientes e substâncias, sobretudo de lipídeos (gordura).

.

Mas a ORA é exatamente o quê? Bom, o mais comum no mercado é que seja um absoluto, ou seja, um extrato cujos ativos foram obtidos com solventes orgânicos, via de regra o hexano, com posteriores processos de purificação e retificação conforme a finalidade, como, por exemplo, uma segunda extração em etanol.

Então, ele costuma ser extraído como os absolutos da perfumaria (jasmim, baunilha…).

.

Poderíamos chamar a ORA de ABS? Sim, mas o mercado convencionou chamar de oleorresina.

.

Mas na busca por preservar os compostos fenólicos e triterpenos do alecrim, outros tipos de solventes podem ser usados na indústria, como éter, metanol, acetona, acetato de etila e até mesmo tetrafluoretano. Extração com fluido CO2 supercrítico também é possível e assim como combinação de técnicas, como por microondas. Vai depender da finalidade de uso e do valor que se quer pagar pelo produto.

.

Ao consumidor final, no Brasil, o mais provável é que estejamos comprando o produto que passa primeiro pelo hexano e depois pelo álcool etílico. Algum problema? Nenhum. O residual de hexano deve ficar em níveis autorizados e tem coisa muito pior e mais abundante na alimentação e nos cosméticos pra você se preocupar. Use sossegado.

.

Alguma dúvida ainda sobre a ORA?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter