Casa Máy > Aromaterapia > O otto de rosa e sua obtenção

< voltar

O otto de rosa e sua obtenção

Postado às 10:44 do dia 05/09/22
A imagem traz o desenho aquarelado de uma rosa aberta e a frase: otto de rosa, o processo de obtenção. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Quando se fala do otto de rosa, fala-se do OE destilado da Rosa damascena por coobação.

.

Mas o que vem a ser a coobação? Trata-se do processo de redestilar o produto da primeira hidrodestilação, a fim de se obter os voláteis desejados.

.

No caso da rosa-damascena, depois de se acrescentar água às pétalas, na proporção de 1:4, mantém-se a hidrodestilação por 1-2 horas, quando se obtém o chamado “crude oil”, que não decanta, e está misturado ao hidrolato. Esta água é novamente destilada quando se obtém o chamado “cooked oil”, agora sim, decantado.

.

O processo é lento pois a temperatura no condensador não ultrapassa 35º graus a fim de se evitar a formação de ceras.

.

A água de rosas obtida da primeira destilação terá melhor qualidade que a segunda, contendo de 0,04-0,05% do OE. Mas quando a produção se destina à sua produção exclusiva, a água pode chegar a até 0,08% de OE.

.

Infelizmente, a água de rosas é facilmente adulterada com álcool feniletílico, composto hidrossolúvel não presente no OE, mas presente no ABS.

.

Venha aprender mais sobre este e outros OEs incríveis com nossos cursos.

Beijo de cheiro, Mayra.

.

Quem aí ama rosa?

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter