Casa Máy > Aromaterapia > Citronelol, citronelal e as citronelas
Gente, falar citronelal, citronelol e ainda relacionar estas moléculas com a citronela é pra travar a língua e dar um nó na cabeça, né?
.
Vamos organizar o boteco:
– citronelol: é um álcool, tem odor “quente, vibrante e rosáceo” (RHIND, 2020), potencial analgésico, anti-inflamatório e vasodilatador. Tem rotulagem obrigatória em cosméticos na União Europeia e aparece em maior quantidade na citronela-do-ceilão (Cymbopogon nardus) em comparação com a quantidade que também ocorre na citronela-de-java (C. winterianus);
– citronelal: é um aldeidozinho lindo porque menos sensibilizante que outros, aparece em muitos OEs com facetas cítricas e dá origem, na síntese de moléculas odorantes, ao hidroxicitronelal, que tem cheiro de lírio-do-vale (muguet), uma importante nota floral em perfumaria. A citronela-de-java costuma ter mais quantidade dele que a do ceilão, e é a molécula majoritária também no óleo de eucalipto-citriodora (Corymbia citriodora), a belezura que confere aquele cheirinho fresco e medicinal às saunas. É igualmente analgésico e anti-inflamatório.
.
As citronelas também contêm geraniol, mas sobre este assunto, fica pra outro dia
.
Pra aprofundar seus conhecimentos sobre citronelas, eucalipto-citriodora, citronelal, citronelol, faça nosso curso 25 Óleos Essenciais e 28 Moléculas. As matrículas estão sempre abertas:
.
Entre as duas citronelas, qual é sua preferida, a nardus ou a winterianus? Ou você prefere mesmo é um bom eucalipto-citriodora? Sabia que todos estes 3 OEs são supimpas pra alívio de dores reumáticas?
Beijo de cheiro, Mayra.