Casa Máy > Aromaterapia > A qualidade mais importante de um terapeuta é sentir

< voltar

A qualidade mais importante de um terapeuta é sentir

Postado às 17:05 do dia 17/05/22
Uma flor com tonalidade azuis em formato de tuba está posicionada no canto inferior esquerdo e se abre para a frase: A qualidade mais importante de um terapeuta é sentir. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Nós dedicamos boa parte de nossa formação como aromaterapeutas, senão a sua totalidade, a adquirir conhecimento.

.

Mergulhamos por centenas e centenas de horas em assuntos como farmacologia dos OEs, etiologia de patologias, anatomia e fisiologia, química dos OEs e métodos de extração, psicologia do olfato, tradições médicas e seus pressupostos, teorias do funcionamento psíquico, etc. etc. etc..

.

É uma vida dedicada ao saber.

.

Então, na hora de pôr tudo isto em prática, no momento do encontro com nosso interagente – , podemos ficar paralisados ante a urgência do sentir: como aplicar a empatia, como encontrar a fonte da dor moral e emocional subjacente aos não ditos, com enviar a mensagem correta, como manter o distanciamento pra avaliar o que está ocorrendo sem perder a solidariedade e tantas outras questões.

.

A educação do sentir – que sempre foi a tônica na formação de terapeutas holísticos – pode estar ameaçada por uma hipervalorização na educação do saber e na pressão (mais autoimposta que imposta) por validação científica.

.

As fórmulas de marketing social, forjadas na construção de autoridades, também contribui pra afastar o terapeuta do afeto, empurrando-o pro intelectivo.

.

Você certamente precisa de instrução pra ser um terapeuta. Mas seu interagente não precisa de alguém que apenas “saiba” – com o tempo, este saber será inclusive substituído pela Inteligência Artificial; do que seu interagente precisa é de alguém que também o sinta e se conecte com ele no nível emocional.

.

Um terapeuta educa seu saber. Um bom terapeuta também educa seu sentir.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter