Casa Máy > Aromaterapia > Definição do escopo de ação pelo percentual de OE

< voltar

Definição do escopo de ação pelo percentual de OE

Postado às 19:22 do dia 26/04/22
Sob fundo branco, um grande "xis" cobre o seguinte texto: 1% - ação na epiderme; 3% - ação na derme; 7% - ação linfática; 10% ação muscular; e 30% - ação antiparasitária. No rodapé da imagem, há a legenda "Adaptado de Baudoux (2010) e Marinier (2017). Também há o logotipo da Casa Máy e seu site www.casamay.com.br.

É possível definir, pelo percentual da diluição, o escopo da ação dos OEs, se cosmético ou terapêutico? A resposta mais adequada nos parece ser: provavelmente, não.

O que estamos perguntando é se concentrações tão baixas quanto 0,5% obrigatoriamente seriam baixas a ponto de não exercerem nenhuma modificação na função orgânica expressando, desta forma, efeito terapêutico; ou se concentrações tão altas quanto 25% obrigatoriamente seriam altas a ponto de ultrapassarem a função cosmética exercendo ação terapêutica no organismo.

Escolhemos estes dois percentuais não ao acaso: 0,5% é a concentração de OE de erva-baleeira no medicamento Acheflan ® , usado como anti-inflamatório local pra alívio de dores musculares na forma de pomada ou aerossol. Muitas vezes, diluições pra ação cosmética empregam 0,5% de OEs. Por outro lado, perfumes na concentração extrait empregam 25% de fragrância, que bem pode ser óleo essencial. Numa concentração tão grande, esperaríamos que houvesse ação terapêutica, mas as pessoas vêm usando perfumes com óleos essenciais há pelos menos 200 anos sem que tenham se curado de algo apenas por os usarem.

Pra complicar o assunto, parece que a resposta do organismo aos OEs é muito sensível à dose, no sentido de que, por exemplo, uma dose pequena e pontual por via oral do OE de tomilho timol pode ser hepatoprotetora, mas uma dose maior ou contínua pode ser hepatotóxica. Extrapolando este exemplo, parece razoável supor que outras funções orgânicas poderiam se comportar de um jeito com uma dose e de jeito oposto com dose diferente.

Muitos estudos ainda são necessários pra que saibamos se e como o ajuste da diluição pode inibir uma ação sistêmica do OE no organismo ou favorecer tão somente uma ação cosmética. Tabelas que preconizam percentuais pra cada tipo de ação e local de ação não podem ser tomadas como verdade. Os OEs são complexos demais e são usados por vias de administração as mais variadas pra que generalizações assim possam ser feitas acerca deles.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter