Casa Máy > Aromaterapia > Lípia, a nossa verbena brasileira

< voltar

Lípia, a nossa verbena brasileira

Postado às 15:02 do dia 17/04/22
Na imagem, um ramo da planta Lippia alba está fotogrado. Ele tem folhas alternadas, ovaladas, com veios aparentes, parecidas com as da menta e uma inflorescência lilás clara, miúdas, agrupadas em um único pecíolo. Está escrita a frase Verbena-brasilieira, a lípia. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

Você sabe que há muitos OEs ricos em linalol, sendo os mais abundantes os de pau-rosa e ho wood.

.

O pau-rosa é uma árvore nativa da Amazônia em risco de extinção depois de sua exploração contínua pra obtenção do OE da madeira. Embora hoje a extração de OEs das folhas comece se mostrar viável comercialmente, ainda é um OE raro.

.

Por esta razão, o mundo aromático passou usar o OE de ho wood, uma subespécie de cânfora africana que produz OE rico em linalol nas folhas e madeira.

.

De toda forma, ho wood é um OE importado pra nós. Mas e se tivéssemos em casa uma espécie arbustiva, nativa, que produzisse um OE com teores de até 80% de linalol? Não seria o máximo?

.

Esta planta é a verbena-brasileira (Lippia alba). Cultivada por alguns produtores brasileiros há pelo menos 1 década pra extração de OE, ela vem sendo cada vez mais estudada e passando também por aperfeiçoamentos genéticos.

.

Vale muito a pena conhecê-la!

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter