Casa Máy > Aromaterapia > Substituição de imortelle por outros helicrísios

< voltar

Substituição de imortelle por outros helicrísios

Postado às 18:00 do dia 16/04/22
Sobre fundo amarelo, há uma imagem de um arbusto de imortelle, com suas flores amarelas e hastes verdes e a frase: A difícil substituição da imortelle por outras helicrísios. Completa a imagem o logo da Casa Máy e o site www.casamay.com.br

Boa pergunta se é possível substituir o OE de imortelle pelo de outros helicrísios. Aqui está um caso que tem motivação clássica de substituição: o alto preço. Preço alto, no caso, é o da imortelle (Helichryisum italicum var. italicum; H. angustifolium; H. stoechas), também chamada de sempre-viva-verdadeira. Como existem várias espécies de helicrísios e, pior, alguns geotipos e subespécies de H. italicum, é comum as pessoas buscarem substituir o OE mais caro por outro.

.

E aqui começam as dificuldades. Aliás, tudo neste OE é difícil. Primeiro porque a composição química varia demais em função do local de cultivo. De toda maneira, uma sempre-viva-verdadeira deverá conter acetato de nerila, curcumenos e, sobretudo, italidionas. Como estas últimas foram responsabilizadas pela ação anti-hematomas do OE (e o da imortelle é o melhor anti-hematoma da aromaterapia), uma sempre-viva sem italadiona não costuma ser indicada pra esta finalidade. E ocorre que há um monte de helicrísios sem italidionas.

.

Outra dificuldade é que diferentes espécies (ou subespécies) de sempre-vivas-verdadeiras costumam ser colhidas e destiladas junto. Então, H. italicum pode ser destilada com H. angustifolium, com H. stoechas ou com uma outra subespécie de H. italicum e, se o OE produzir as esperadas italidionas, ninguém saberá de onde elas surgiram.

.

Devido a estas dificuldades, querer substituir a imortelle (pra finalidade anti-hematoma e de circulação sanguínea como varizes e rosácea) por qualquer outra sempre-viva deverá sempre ser feito em duas etapas:

– etapa 1: checar a espécie botânica. Se não for H. angustifolium, ou H. italicum ou H. stoechas, esqueça. Em sendo, passe à etapa 2;

– etapa 2: cheque a cromatografia do lote que você usará. Se tiver italidionas, substitua. Se não houver, esqueça. Busque outro OE que tenha reputação de ser anti-hematomas (como cipreste, cisto e gerânio).

.

Ah, e sequer falamos da diferença entre o ABS de immortelle e seu OE destilado. Ô oleozinho cheio de detalhes! Fica pra uma próxima.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter