Casa Máy > Aromaterapia > Sangue-de-dragão, nosso látex usado em aromaterapia

< voltar

Sangue-de-dragão, nosso látex usado em aromaterapia

Postado às 18:54 do dia 16/04/22

Na imagem vem-se 12 pequenas fotos com imagens da planta sangue-de-dragão. Ao lado, está a frase: Sangue-de-dragão, o látex brasileiro que usamos na aromaterapia. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, logo da Casa Máy, e seu site www.casamay.com.br

Nem só de óleos essenciais de plantas nativas vive a aromaterapia brasileira. Nós temos uma oleorresina largamente utilizada – a copaíba – e temos um látex, de cor vermelha, que vem de uma árvore da família das Euphorbiaceae, o sangue-de-dragão (Croton lechleri Müll. Arg.).

.

Ele é muito usado como remédio natural pra problemas de pele, desde acne a infecções passando por picadas de insetos e cicatrização, também contra inflamações e infecções das esferas ORL, gástrica e genital.

.

Um látex é uma dispersão coloidal: diversas moléculas dispersas em água como resinas, ceras, gorduras, sais, açúcares, taninos, alcaloides, enzimas, saponinas, pigmentos entre outras.

.

As saponinas são emulsificantes naturais e formam espuma em contato com a água, razão pela qual, quando esfregado na pele, o sangue de dragão produz uma suave espuma.

.

O alcaloide de destaque do sangue-de-dragão é a taspina; a ela que se atribuem muitos dos benefícios deste látex. Entretanto, a proantocianidina, um oligoflavonoide derivado do ácido cinâmico, parece desempenhar importante ação antioxidante.

.

É muito fácil usar o sangue-de-dragão em formulações de pele, contando que você lembra que, por sua natureza química, ele dilui melhor em cremes que em óleo graxo (é hidrossolúvel).

Beijo de cheiro, Mayra

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter