Casa Máy > Aromaterapia > Modelo de anamnese – use-o com sabedoria
Sempre nos pedem modelo de anamnese. Embora até seja interessante usar um modelo de anamnese como guia, modelos não tornam um atendimento eficaz. O que torna um atendimento eficaz é o estabelecimento de um objetivo de melhora, factível e mensurável, pra queixa que o interagente trouxe como problema.
O que um modelo de anamnese faz é criar a sensação de que nada de importante tenha passado despercebido na hora de perguntar dados de saúde e estilo de vida do interagente. Mas, olha, é apenas uma sensação.
Primeiro porque as pessoas mentem – e interagentes são pessoas. Você pode perguntar se a pessoa toma um medicamento e ela pode mentir dizendo que não apenas por vergonha de admitir que toma o medicamento (sim, parece estúpido, mas ocorre). Segundo, pessoas omitem – e interagentes são pessoas. A pessoa pode omitir um fato seja porque não lhe dá importância, seja porque esqueceu, seja porque não se sente (ainda) confortável pra contá-lo.
Além de ser equívoco achar que um modelo de anamnese lhe dará controle sobre os dados coletados do interagente, saiba que um modelo de anamnese não definirá como o atendimento será feito. A forma de atender não está no modelo, mas está na identificação do objetivo de tratamento. E o objetivo de tratamento surge apenas parcialmente com a anamnese: ele também depende do repertório de que o aromaterapeuta dispõe, do quanto ele se conhece e – sobretudo – do tipo de “contrato afetivo” que ele faz com seu interagente (assunto pra outro post).
Entenda que não estamos condenando que haja modelos de anamnese – o que estamos dizendo é que modelos de anamnese produzem apenas dados vazios se você não souber escutar, não tiver repertório e recursos terapêuticos, não souber quem você é enquanto profissional e se olhar pra aromaterapia apenas como uma ferramenta medicamentosa (tal OE serve pra isto e são x gotas).
A anamnese é uma das ferramentas mais importantes de um terapeuta, mas um modelo de anamnese não é. Um modelo apenas norteia (às vezes, atrapalha). A anamnese precisa ser bem feita com ou sem modelo. Em vez de buscar modelos de anamnese, busque teorias que explicam o adoecimento e sofrimento humano. Isto lhe ajudará mais.
Beijo de cheiro, Mayra.