Casa Máy > Aromaterapia > Posologia pra uso interno: Gota, mg, ml?

< voltar

Posologia pra uso interno: Gota, mg, ml?

Postado às 16:54 do dia 30/07/21

Pra gente falar de posologia em uso interno de OEs (quanto de OE ingerir por dose, quanto de OE usar por supositório ou óvulo) sempre é preciso decidir de que forma mediremos a quantidade administrada.
E aí é assim:
– gota é impreciso, mas é prático.
– mg (miligrama) é preciso, mas não é prático.
– mL (mililitro) é preciso, mas não é prático.

Imagine uma posologia de uso bucal: 1 gota 3x/dia. Parece simples. Mas imagine uma posologia manipulada em farmácia, como gotas bucais com 12,5 mg/mL de OE. Complica, né?

Como a aromaterapia nasceu como uma prática terapêutica ao alcance de cada um (e defendemos que continue assim), com substâncias utilizadas há centenas de anos, o uso de gotas está disseminado nos consultórios e na literatura. Mas à medida que pesquisas vão nos indicando doses eficazes notadas em mg/kg ou em mg/mL, a gente se depara com dosagens não apenas precisas, mas impossíveis de se obter com gotejadores e pipetas simples.

Usualmente, define-se 1 gota de OE como equivalente a cerca de 40 mg. Mas não ajuda muito porque a variabilidade na densidade de cada OE e do calibre do gotejador tornam este número apenas uma média. Idem pra equivalência em mL, que define 1 gota como mais ou menos 0,05 mL.

Fritar a cabeça com isso é meio inútil no dia a dia da clínica. Usamos gotas, os frascos vêm com gotejadores, funciona na tradição da aromaterapia, continua funcionando na atualidade. Mas com o mercado empurrando os óleos essenciais pra serem abordados como uma alopatia natural, talvez deixe de ser bem visto. Na cosmetologia, que se espalhou muito rapidamente com artesãos do aroma fazendo disso sua profissão, medir OEs em gotas tá cada vez mais no passado. No DIY (faça você mesmo, do inglês do it your self) ainda subsiste, mas é possível vislumbrar que o que houve com a medição dos OEs em gotas na cosmetologia possa ocorrer na aromaterapia. O futuro nos mostrará.

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter