Casa Máy > Aromaterapia > Questões inconclusas da aromaterapia – Tempo prévio antes da exposição solar após uso na pele de OEs fototóxicos.

< voltar

Questões inconclusas da aromaterapia – Tempo prévio antes da exposição solar após uso na pele de OEs fototóxicos.

Postado às 13:31 do dia 02/07/21

Entenda bem: a fototoxidade existe, ela é bem estabelecida no campo da aromaterapia e existe consenso de que alguns OEs são fototóxicos, sobretudo os OEs prensados das cascas das seguintes frutas do gênero Citrus:
– bergamota;
– laranja-amarga;
– grapefruit;
– limão-siciliano;
– limão-tahiti.

Não se discute a evidência de que as furanocumarinas presentes nos óleos prensados das cascas destes cítricos são em tipo e em concentração relevantes pra provocar reações eritematosas, como queimaduras solares, quando estes OEs são aplicados na pele, a partir de determinadas concentrações, e na condição desta pele ser exposta em seguida ao sol.

Sobre o que este post trata – entenda isto – é qual o tempo mínimo que se deve aguardar para expor a pele ao sol depois da aplicação de OEs fototóxicos. Sobre este tempo mínimo é que não existe consenso.

Tisserand e Young (2014) falam entre 12h e 18h de espera.
Baudoux e Zhiri (2010) falam em 6h de espera.
Marinier (2019) fala em 6h para o limão-siciliano e, em seu outro livro (2017) em 12h para o limão e para a bergamota.
Staub e Bayer (2013) falam em 3 a 4 dias de espera após o uso.
Zahalka (2014-2015) não estabelece tempo, mas apenas que se deve aguardar antes da exposição.
Foliard (2021) não estabelece tempo, mas apenas que se deve aguardar, assim como Festy (2021).
Kynes (2021) fala em 12h a 18h de espera.

Então, embora haja consenso sobre que se deve aguardar antes de expor a pele ao sol, não há conclusão sobre quanto tempo.

Pra fugir desta restrição, uma solução é usar estes OEs cítricos de cascas obtidos por destilação, pois neste caso eles deixam de ser fototóxicos. Entretanto, lembre que algumas furanocumarinas podem passar pela destilação intactas, como é o caso das que ocorrem nos OEs de angélica raiz e petitgrain de mandarina, ambos fototóxicos. E existem pelo menos 2 lactonas conhecidas que são fototóxicas. Felizmente, não são muito presentes em OEs.

Então lembre: por quanto tempo se deve aguardar, há um debate. Mas que se deve aguardar – isto é obrigatório.

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter