Casa Máy > Aromaterapia > Questões inconclusas da aromaterapia – Potencial estrogênico do esclareol

< voltar

Questões inconclusas da aromaterapia – Potencial estrogênico do esclareol

Postado às 16:22 do dia 28/06/21

Se você estuda aromaterapia, já deve ter lido sobre o potencial regulador do OE de sálvia-esclareia pro ciclo hormonal feminino. TPM, dismenorreia, amenorreia, sintomas da pré- e da menopausa parecem melhorar, em algumas mulheres, usando este OE das mais diversas maneiras.

Na tradição francófona da aromaterapia, a molécula implicada por gerar tais efeitos neste OE é o álcool diterpênico esclareol. Ela também responde pela contraindicação do OE em casos de endometriose e cânceres estrogênio-dependentes, bem como durante a gravidez.

O problema é que não existem evidências que apoiem que o esclareol tenha ação estrogênica, pelo contrário. Entre os autores anglófonos que se debruçaram sobre o tema estão Robert Tisserand e Robert Pappas. Em postagens nos seus respectivos sites, ambos apontam alguns fatos:
– o estradiol não contém agrupamento fenólico característico do hormônio estradiol e de substâncias estrogênicas como o butilparabeno;
– ainda que o esclareol fosse estrogênico, a quantidade pequena em que aparece no OE limitaria severamente sua expressão in vivo.

Até o presente momento, não é possível afirmar que algumas ações observadas no OE de sálvia-esclareia pra questões hormonais femininas se deve ao esclareol; tampouco, não é possível afirmar que não haja outras vias de ações responsáveis por estes efeitos.

Ou seja, SE e COMO o OE de sálvia-esclareia possui efeito estrogênio-like é uma questão sem conclusão na aromaterapia.

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter