Casa Máy > Diversos > Na psicoaroma, por que um mesmo OE produz efeitos diferentes em pessoas diferentes?
Pra responder a esta pergunta, primeiro precisamos assumir algumas premissas:
1) As pessoas inalaram exatamente o mesmo lote de OE;
2) As pessoas inalaram a mesma quantidade de OE e pelo mesmo tempo e em mesmas condições de uso, recebendo as mesmas instruções sobre os efeitos desejados.
Por que precisamos estabelecer estas premissas? Pela razão óbvia de que as condições nas quais se deram a inalação de um mesmo OE podem alterar os efeitos produzidos e pela de que safras diferentes de uma mesma espécie podem agregar certos compostos minoritários que modificam o efeito do OE inalado.
Então, com a explicação acima, você já tem pelo menos parte da resposta, né? .
Agora, postas as premissas, por que diferenças podem ser observadas?
Basicamente pelos valores hedônico e semântico que cada pessoa atribui a um cheiro.
Por valor hedônico, pensamos no quanto se gosta ou não de um cheiro; por valor semântico, o significado que se atribui a ele, dependente do contexto individual e cultural da pessoa. Estes valores podem alterar substancialmente a experiência olfativa e, alterada esta experiência, os efeitos observados também podem se alterar.
Nós aprofundamos estas questões em nossos cursos gravados Teorias da Psicoaromaterapia e Aromaterapia para Ambientes e Aromacologia. Se quiser mais informações sobre eles, entre em contato com a gente ou dê uma olhada em nosso site.
Você conhecia estas expressões: valor hedônico e valor semântico de um cheiro? Achou legal?
Beijos de cheiro, Mayra.