Casa Máy > Aromaterapia > Como substituir um OE por outro?
Você comprou aqueles livros fantásticos da Editora Laszlo e agora você se depara com um OE difícil ou caro pra comprar no Brasil. O que se faz?
Uma das alternativas é excluí-lo da formulação e usá-la apenas com os OEs que você possuir. Mas isso pode diminuir a eficácia e a segurança da fórmula preparada pelo autor.
Outra opção é substituir o OE que você não tem por outro que você tenha. Embora seja possível, já adiantamos que substituir OEs em formulações é coisa pra profissionais, porque há inúmeros fatores a se considerar. Veja:
– Substituição pela composição química: ou você buscará os majoritários semelhantes, ou os minoritários, ou a proporção semelhante entre marcadores-chaves. Isso varia enormemente de uma formulação pra outra. É difícil substituir, mas é possível. Por exemplo, um limão-siciliano por um tahiti; uma laranja-amarga por uma laranja-doce…
– Substituição pela conotação olfativa: quando a formulação é concebida com base na percepção olfativa que produzirá, será mais fácil substituir um OE que você não tem por outro, ainda que haja OEs inimitáveis, como vetiver, patchouli, coentro…
– Substituição pela ação energética: se considerarmos que cada espécie botânica tem sua individualidade, substituir a “alma” de uma planta pela “alma” de outra seria impossível. Entretanto, quando a formulação é pensada na energia referente a cada órgão de uma planta, a substituição se torna possível. Por exemplo, um cedro-atlas por um sândalo, já que são ambos oriundos da madeira do tronco.
Substituições sempre são complexas porque, quando se muda a planta, muda-se a energia, ou o cheiro ou as propriedades químicas. Nunca uma formulação ficará intacta e funcionará exatamente do mesmo jeitinho quando substituirmos um OE por outro. Mas dá pra alcançar algum grau de semelhança, contanto que você saiba que semelhança você quer: ou a bioquímica, ou a olfativa, ou a vibracional.
Me conte quais são as substituições que você já aprendeu fazer nas formulações dos livros dos autores franceses e ingleses. Quero saber
Beijos de cheiro, Mayra.