Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Macerado oleoso de Erva-de-São-João (Millepertuis)

< voltar

Tradição Francesa – Macerado oleoso de Erva-de-São-João (Millepertuis)

Postado às 11:49 do dia 08/03/21

O hipérico não é uma planta conhecida apenas na fitoterapia francesa obviamente, mas trouxemos ele aqui porque seu macerado oleoso é muito utilizado como carreador e como ativo por vários autores francófonos de aromaterapia.

O Hypericum perforatum figurou no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira 1ª Edição, no Primeiro Suplementos (2018), nas formas de tintura e cápsula com derivado, mas foi excluído da 2ª Edição (2021). Atualmente, o consumo tanto da tintura quanto de cápsulas de hipérico requer prescrição médica.

A principal razão é porque esta planta, usada no tratamento de fadiga mental e estados depressivos leves, pode interagir com algumas classes de medicamentos como, por exemplo, antidiabéticos e outros. Hiperforina e hipericina são os marcadores da droga vegetal.

O óleo essencial destilado do hipérico não contém essas substâncias, mas o macerado oleoso (extrato lipídico), sim. Conhecido popularmente como erva-de-são-joão (em francês, millepertuis, e em inglês, St. John’s wort), o macerado é feito com as sumidades floridas e muito usado pra tratar queimaduras, cicatrizes e dores, por ter ação anti-inflamatória e analgésica. O macerado é fotossensibilizante, então convém cuidar com a exposição solar posterior ao uso.

Infelizmente, no Brasil, não é possível comercializar ao público este macerado sem prescrição médica (tampouco a tintura ou as cápsulas). Mas isso não impede que derivados de hipérico sejam encontrados em market places, já que a fiscalização é falha. A última ação da ANVISA que retirou o produto do mercado foi em 2016, de uma marca que o comercializava no site americanas.com sem registro na agência.

É uma pena, pois seria um carreador muito útil no manejo de dores do sistema locomotor e pra regeneração de pele em condições mais importantes.

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter