Casa Máy > Aromaterapia > Como formalizar minha atuação como aromaterapeuta – Part 2

< voltar

Como formalizar minha atuação como aromaterapeuta – Part 2

Postado às 14:28 do dia 20/02/21

Apesar da profissão aromaterapia ser livre (leia a Parte 1 desta postagem), e poder ser exercida, portanto, SEM NENHUMA EXIGÊNCIA, profissionais de saúde regulamentados não são livres: eles são obrigados, pra terem o direito de exercer suas profissões, a seguir o regramento do Conselho em que estão registrados.

Neste sentido, mesmo que o Congresso Nacional torne a aromaterapia uma profissão reconhecida e/ou regulamentada, o Conselho tem a prerrogativa de autorizar ou não seu profissional a incorporar a aromaterapia em sua clínica. Isso significa que a aromaterapia pode ser 2 coisas: uma profissão OU uma modalidade terapêutica.

Se um profissional regulamentado quiser, nas horas vagas, atuar como aromaterapeuta enquanto a aromaterapia for livre no país, ele pode CONTANTO que separe bem a aromaterapia do fato de ser médico, psicólogo, dentista. Mas deve separar tudo mesmo porque, se seu Conselho entender que ele não pode usar a aromaterapia dentro de sua prática clínica regulamentada, ele pode ser denunciado, fiscalizado e punido.

Assim, se você tem registro em Conselho e seu Conselho não autorizou ainda a aromaterapia como modalidade terapêutica, trate de exercer a aromaterapia sem que ninguém fique sabendo que você é, por exemplo, um médico, um psicólogo, um dentista (ou você poderá ser denunciado).

Mas se seu Conselho autorizou a aromaterapia como modalidade terapêutica, informe-se em seu Conselho sobre o que é exigido pra ter a autorização de usar a aromaterapia na sua prática clínica.

E como um aromaterapeuta pode informar seu local de trabalho, tirando um alvará? Bem, como a profissão aromaterapia não existe (ela é livre, lembra?), ele terá que fazer como os profissionais regulamentados fazem: dizer que são profissionais de saúde que usam a aromaterapia como modalidade terapêutica em sua profissão. Neste caso, terão que dizer que são terapeutas holísticos (terapeuta holístico é uma ocupação reconhecida) e tirar alvará de terapeuta holístico pra usar a modalidade aromaterapia em sua prática terapêutica. Pra tirar um alvará como aromaterapeuta mesmo, só quando o Congresso Nacional criar a profissão.

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter