Casa Máy > Aromaterapia > Cromatografia é sinônimo de OE puro?
Cromatografia é sinônimo de OE puro?
Claro que não.
Tudo que uma cromatografia revela são as moléculas que estão presentes na amostra testada: se houver apenas moléculas compatíveis com o cromatograma de um OE puro, o cromatograma da amostra corresponderá a um OE puro; mas se houver moléculas não-compatíveis com o cromatograma de um OE puro, teremos um OE com algum tipo de adulteração.
E o cromatograma de um OE puro garante que estou comprando um OE puro?
Pra falar a verdade, não.
O que ele garante é que a amostra testada foi de um OE puro, mas não revela nada sobre o que aconteceu com o lote daquela amostra depois que ele foi testado.
Claro que podemos supor que uma empresa que gasta dinheiro pra cromatografar seus OEs não tem interesse em adulterar um lote depois da cromatografia. Mas, no limite, isso poderia ser feito – ou o frasco que temos em mãos poderia corresponder a um outro lote que não o testado.
Por isso, embora todos queiramos cromatografias lote a lote, a reputação de qualidade e seriedade que uma empresa tem no mercado é o fator determinante pra confiarmos nos OEs que compramos.
Confiança e tradição em vender OEs no mercado é, no final das contas, o fator decisivo de compra. Fornecer cromatografias lote a lote traz confiança, mas o relacionamento que uma marca estabelece com seus clientes ano após ano é essencial.
Se quiser aprender mais sobre adulteração de OEs, assista à palestra abaixo:
Beijos de cheiro, Mayra.