Casa Máy > Aromaterapia > Psicoaromaterapia ou aromacologia?
Na Casa Máy, nós gostamos muito do termo aromacologia e o usamos pra diferenciar a abordagem aromacológica da abordagem psicoaromaterapêutica.
Mas você sabe a origem do termo Aromacologia? Ele surgiu no final dos anos 1990 e era uma newsletter do antigo The Smell of Sense Institute. Referia-se ao estudo dos cheiros no comportamento humano, mas especificamente no impacto TEMPORÁRIO dos cheiros. Os estudos em aromacologia foram muito empregados na área da psicologia do consumo e do marketing sensorial, mas nunca com finalidade terapêutica.
Quando inalamos um aroma e mudamos temporariamente de humor, fazemos aromacologia. Na Casa Máy, pensamos que grande parte do uso que as pessoas fazem dos OEs é aromacologia, em vez de psicoaromaterapia. Por quê? Porque pensamos que psicoaromaterapia envolve obrigatoriamente o trabalho psicoterapêutico e o tripé OE + interagente + terapeuta. Na aromacologia, por outro lado, o trabalho psicoterapêutico está ausente e pode prescindir do terapeuta.
Não existe abordagem melhor ou pior – existem apenas abordagens que se mostram mais adequadas a cada caso. Mas quando nomeamos diferentemente as abordagens existentes, entendemos melhor nossa prática clínica.
Aromacologia é lindo, assim como a Psicoaromaterapia é linda. E ambas as abordagens nos conectam com os OEs e com o povo planta, e isso sempre será benéfico.
Gostou de aprender sobre esses termos? Me conte suas impressões.
Beijo de cheiro, Mayra.