Casa Máy > Aromaterapia > O que é acomodação olfativa?

< voltar

O que é acomodação olfativa?

Postado às 14:41 do dia 15/01/21

Você já experimentou o fenômeno, mas talvez não conhecesse o nome.

Sabe quando, depois de um tempo usando o mesmo perfume, você passa a não sentir mais o cheiro e precisa usar cada vez mais quantidade pra senti-lo como da primeira vez? Isso é acomodação olfativa.

O olfato é um sentido químico e, evolutivamente, cumpriu (e cumpre) um papel de alertar sobre ameaças ambientais à vida, como o cheiro de fogo, de comida estragada, do suor de um animal predador. Acredita-se que, por isso, o olfato se desenvolveu como um sentido que “liga/desliga” conforme um cheiro é ou deixa de ser percebido como ameaça externa.

Mas a acomodação olfativa possui pelo menos duas formas:
– deixamos de sentir o odor em si, temporariamente (como se fosse uma anosmia específica temporária);
– deixamos de sentir a intensidade do odor, embora ele continue a ser sentido (como se fosse uma hiposmia específica crônica).

Normalmente, nosso olfato se recupera da acomodação através de duas estratégias:
– deixando de se expor ao odor acomodado;
– cheirando odores bem diferentes do odor acomodado.

O fato de se cheirar café durante a experimentação de perfume se encaixa na segunda estratégia, mas não é uma estratégia muito inteligente porque o odor do café, como é potente, pode impedir que olfato perceba moléculas mais sutis como a de cítricos ou musks brancos, por exemplo. (Durante a experimentação de perfumes, pra limpar o olfato basta cheirar a própria pele).

A acomodação olfativa pode se tornar um problema na aromaterapia quando a pessoa fica horas exposta ao mesmo OE através de aromatizadores de ambiente que nunca desligam, que nunca passam um dia sem serem ligados. Neste caso, é quase certo que haverá acomodação olfativa pro OE vaporizado no ar.

A acomodação olfativa é uma das razões de, na Casa Máy, nós sempre recomendarmos inalações curtas, que durem entre 05 min a 20 min, se diretas, ou entre 15 min a 30 min, se ambientais.

Afinal, quem quer deixar de sentir o cheiro do seu OE preferido como se fosse a primeira vez, não é?

E você, tem algum cheiro pro qual seu olfato acomodou?
Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter