Casa Máy > Terapias Naturais > Anosmia Covid-19 – Treino da AbScent

< voltar

Anosmia Covid-19 – Treino da AbScent

Postado às 22:12 do dia 22/08/20


A organização sem fins lucrativos, AbScent, sediada em Londres e fundada por Chrissi Kelly, trabalha em prol de pessoas anósmicas, ou seja, que vivenciam perda de olfato.

Nesta live, expliquei como é o treino olfativo proposto pela AbScent e que também pode ser usada por pessoas que estão vivenciando perda de olfato em função da covid19.

Esta transmissão se deu no dia 04 de junho de 2020, pelo canal do Instagram da Laszlo Aromaterapia. A conversa foi mediada por Patricia Dutra, da Laszlo Aromaterapia, e faz parte de uma série de lives que a Laszlo proporciona, sempre trazendo os professores do IBRA.

Confira a gravação da transmissão.

Abaixo estão os links que citei na live.

Link direto dos materiais da AbScent em português no site da ABRAROMA: https://aromaterapia.org.br/anosmia-c…

Avalie sua percepção de odores no teste da SmellTracker com coisas que você tem em casa:
https://smelltracker.org/pt-pt

A Psicologia do Olfato – solicite o link da palestra: https://casamay.com.br/materiais/pale…

CORREÇÃO DE UMA INFORMAÇÃO PASSADA na live sobre “assembleia neuronal”: Falar ao vivo acarreta em trocarmos palavras, ainda mais quando sabemos que a live se encerrará à revelia de nossa capacidade de síntese. Quando eu explicava a questão dos receptores olfativos formarem assembleias pra detecção de cheiro, falei em “400 receptores olfativos”, mas depois falei em 400 neurônios, e de novo em 400 neurônios. Não são 400 neurônios, me desculpe: são 400 tipos de receptores olfativos. Os odorantes são como estrelas que têm pontas diferentes. Cada ponta da estrela é detectada apenas em um único tipo de receptor olfativo (e cada neurônio olfativo expressa apenas um tipo de receptor; embora haja milhões de neurônios olfativos, há apenas 400 “tipos” deles. O “tipo” do neurônio é determinado pelo “tipo” de receptor olfativo que ele produz), mas quando diferentes receptores se juntam, a “estrela” inteira é detectada, e assim o odorante é identificado pelo cérebro. Quando usei o termo assembleia, quis falar de receptores ativados por partes das moléculas odorantes que, combinados, geram a identificação de um cheiro distinto. A metáfora dos acordes, mesmo com a confusão que fiz entre 400 receptores olfativos e 400 neurônios, continua válida: há um número restrito de receptores, assim como há um número restrito de notas musicais; mas, quando combinados, geram inúmeros padrões de identificação de cheiro, assim como notas geram inúmeros sons diferentes. Pra entender sobre o olfato, recomendo o livro da pesquisadora Bettina Malnic, O Cheiro das Coisas; o livro de Rachel Herz, the Scent of Desire; além do livro de Avery Gilbert, What the Nose Knows. Ler o livro do Chandler Burr, O Imperador do Olfato, que fala sobre a teoria vibratória do olfato e a saga científica, naufragada, de Luca Turin, também pode ser útil. Um das alegrias que tive no ano passado foi ter conhecido pessoalmente Bettina Malnic no SBOE na UnB. É uma pesquisadora de calibre, daquelas que nosso país deveria aclamar. Ela trabalha no Departamento de Bioquímica do Instituo de Química da USP/SP.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter