Casa Máy > Aromaterapia > Pergunta pra Máy (versão escrita): Semana 1

< voltar

Pergunta pra Máy (versão escrita): Semana 1

Postado às 10:57 do dia 12/05/20

Temas das perguntas respondidas: (1) confiar em OEs de pequenos produtores; (2) OEs para síndrome do intestino irritável; (3) inalar ou aplicar OE de copaíba; (4) OEs para vivenciar perdas em época de pandemia.

Na reestreia do Pergunta pra Máy (versão escrita), recebemos mais de 20 perguntas pelas nossas redes sociais. Fizemos uma enquete no Instagram e no You Tube pra saber se seria legal mencionar o nome da pessoa ou seu usuário como autor das perguntas e cerca de 70% das pessoas que responderam às enquetes disseram pra mencionarmos. Entretanto, algumas pessoas pediram pra que seus nomes fossem omitidos. Desta forma, preferimos não mencionar os nomes no documento escrito, mas os mencionaremos nas chamadas do episódio, pois se tornará inviável, com o tempo, voltarmos o contato pessoalmente com os selecionados pra alertá-los de que respondemos a suas perguntas.

O documento com as respostas está em formato PDF, de modo que você poderá baixá-lo. Coloquei no documento tags (etiquetas) pra cada pergunta, pois você poderá usar o campo busca do seu visualizador de PDF pra encontrar palavras-chaves. Outra coisa que fiz foi incluir no documento o formato correto de citá-lo como fonte. Quando você utilizar o todo ou qualquer parte do documento em algum tipo de material, peço que cite a fonte, assim você não cometerá plágio e nem ferirá meus direitos autorais. Citar a fonte é simpático, ético e eu agradeço.

Mais uma explicação antes que você acesse o material: é inviável que eu responda a todas as perguntas e você saberá por quê depois que ler as respostas. Em aromaterapia, qualquer pergunta tem muitas camadas: eu analiso os pressupostos da pergunta primeiro, pra ver se fazem sentido e, quando não fazem segundo meu entendimento, preciso endereçá-los na resposta antes de responder à dúvida propriamente dita. Assim, há perguntas cuja resposta toma vários e vários parágrafos. Entenda que eu sou essencialmente uma professora e não tenho a menor vontade de responder a perguntas apenas pra passar receitinhas com OEs. Por isso, não conseguirei responder a mais do que 3 ou 4 perguntas a cada semana. Mas vou selecionando as que ficaram pra trás e, quando houver alguma que já foi respondida, apontarei, assim será possível eliminá-la, sobrando mais espaço pra outras. Além disso, ao final de cada resposta, incluí links de vídeos ou cursos meus que ajudarão a se compreender melhor o assunto.

Bom, é isso. Agradeço a participação de cada um que não se intimida em perguntar e contribui pra esta série Pergunta pra Máy, porque a maior parte das pessoas tem vergonha de perguntar e de parecer burra, quando, na verdade, perguntas demonstram justamente o contrário: que a pessoa pensa e raciocina. Também agradeço porque eu não saberia metade do que aprendi se não fossem as perguntas que meus alunos me fazem nestes 18 anos em que trabalho com aromaterapia. Cada pergunta é uma revelação pra mim, uma oportunidade de organizar e sistematizar meu conhecimento. Super obrigada mesmo!

Me conte o que achou e não esqueça de postar novas dúvidas nas redes sociais da Casa Máy.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter