Casa Máy > Aromaterapia > Absorção de Óleos Essenciais – Diálogos ABRAROMA
A ABRAROMA promoveu no último sábado o evento online Diálogos Técnico-Científicos com o tema Absorção de Óleos Essenciais. Trazendo como convidados profissionais especialistas em suas áreas de atuação – química, medicina, farmácia e cosmetologia – discutiu alguns tópicos importantes sobre as características bioquímicas dos óleos essenciais que interferem em sua absorção, e aspectos como biodisponibilidade, interfaces de uso e metabolismo.
Existem algumas ideias mal compreendidas sobre como os óleos essenciais são absorvidos pelo organismo. Uma delas, bem recorrente em grupos de vendas de óleos essenciais, é que haveria uma velocidade de absorção dos óleos essenciais, assim:
22 segundos para as moléculas atingirem o cérebro
2 minutos serão encontradas na corrente sanguínea
20 minutos estarão em todas as células do corpo
Esse tipo de informação, além de errônea, também é nociva à credibilidade da aromaterapia como um todo e à de seus profissionais. Por essa razão, a ABRAROMA tomou a iniciativa de democratizar o conhecimento técnico-científico através desse evento online.
Convidamos os seguintes profissionais para o evento:
Adriana Nunes, química de formação, doutora em Ciências Farmacêuticas, atualmente realizando seu pós-doc em terapêutica com inalação de alguns óleos essenciais pela UFRG e Facultad de Medicina da Universidad Complutense de Madrid.
Guilherme Oberlaender, médico com especialização em psiquiatria, fitoterapia e ortomolecular. Foi pioneiro em introduzir a aromaterapia em sua prática médica ainda nos anos 1990.
Marcela Machado, farmacêutica de formação, cosmetóloga, possui especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (CIEPH-BRASIL; Shandong University of Traditional Chinese Medicine-CHINA; USC-ESPANHA) e atua como professora universitária e pesquisadora em cursos de Cosmetologia e Estética e Naturopatia.
A mediação dos diálogos foi minha.
Você pode rever essa live no vídeo abaixo. Lembre de compartilhar com seus amigos, visitar o site da ABRAROMA (pense em se filiar), e fazer sugestões pra próximos temas.
Beijo de cheiro, Mayra.