Casa Máy > Aromaterapia > O mercado do turismo aromático

< voltar

O mercado do turismo aromático

Postado às 11:27 do dia 28/09/16

Nem só de massagem e inalação pode viver um aromaterapeuta. Novas oportunidades vão se descortinando para quem é apaixonado por óleos essenciais também no mercado de turismo. Em 2015, Mayra falou aos alunos da graduação em Turismo da UFPR/PR sobre esses novos horizontes para quem quer trabalhar ou investir neste nicho de mercado.

Aroma e Turismo

Viagens organizadas por aromaterapeutas aos campos de lavanda na França já são roteiros comuns no Brasil. Menos comuns são outros roteiros aromáticos, como os campos de lavanda e rosas na Bulgária, os de hortelã nos Estados Unidos, os de camomila na Inglaterra, as plantações de baunilha em Madagascar. Tudo isso oportunidades disponíveis para um nicho no mercado de turismo: o turismo de experiência.

Focado em proporcionar muito mais que visitas a museus e monumentos famosos, o turismo de experiência quer oferecer a vivência em algo que represente a cultura de um país ou de um hobby/campo de conhecimento. É a cauda longa do setor: múltiplas opções, prospects em número diminuto, mas interessados em investir uma boa grana pra viver algo único.

Este tipo de turismo não é novo: aliás, é antigo pacas. Peregrinações, realizadas por humanos há séculos, são um tipo de turismo de experiência. Mas hoje não viajamos apenas pra orar em locais santos. Viajamos pra andar de bicicleta nas mesmas ruas do Tour de France, para pilotar uma Harley na Rota 66, ou pra acompanhar os torneios de Wimbledon. Se eventualmente, nesses passeios, conhecemos o Arco de Triunfo, a Avenida Michigan ou o Big Ben é um bônus, mas não o principal.

Mas o turismo de experiência é também o turismo de educação e o turismo de voluntariado: fazer um Summer Camp em Cambrigde, colaborar numa construção viabilizada pelo Action Aid no nordeste brasileiro, ou fazer uma imersão na escola de yoga de Gustavo Ponce no Chile. Há infinitas possibilidades para quem, do lado do vendedor, tiver criatividade suficiente para elaborar um roteiro e conhecer o nicho em que quer atuar e, do lado do cliente, tiver dinheiro pra gastar com viagens que não têm como atrativo apenas os cartões postais.

Então é nesse mercado bem específico que surgem coisas diferentes para juntar turismo e aromaterapia:

  • Visitar fazendas de plantas aromáticas e medicinais
  • Visitar plantas industriais de destilação de óleos essenciais
  • Visitar plantas industriais de produção de essências/perfumes
  • Visitar parques botânicos
  • Estudar em escolas de aromaterapia
  • Estudar em escolas de perfumaria
  • Estudar em escolas de botânica
  • Comprar em lojas de perfumaria de nicho
  • Fazer estadia em spas com ênfase em aromaterapia

Além disso, o profissional de turismo com experiência em aromaterapia também pode atuar em outras oportunidades:

  • Aromatização de eventos
  • Criação de brindes aromáticos para eventos e/ou cidades e atrações turísticas
  • Aromatização de hotéis
  • Criação de menus de óleos essenciais para hóspedes
  • Criação de eventos aromáticos para hotéis e cruzeiros

 

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre este nicho de mercado, solicite a palestra dada aos alunos de Turismo da UFPR/PR acessando este link.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter