Casa Máy > Aromaterapia > Lavanda torna as pessoas mais confiáveis
Enquanto, na Provence francesa, a neve cobre os campos de lavanda isolando-os, por incrível que pareça, do frio e vento intensos na superfície, nós por aqui tentamos nos refrescar deste calor.
Numa dessas pausas para refrescar, achei na internet um estudo feito por duas pesquisadoras da Leiden University, da Holanda, que se propuseram a demonstrar se a lavanda tornaria ou não as pessoas mais confiáveis.
Dra. Roberta Sellaro and Dra. Lorenza Colzato publicaram o resultado do estudo no Frontiers in Psychology.
A dinâmica foi montada em torno de um jogo envolvendo trocas de dinheiro que iniciavam com cinco euros mas poderiam envolver mais conforme os participantes confiassem uns nos outros.
Aparentemente, o aroma relaxante da lavanda fez com que as trocas evoluíssem melhor que o aroma excitante da hortelã-pimenta, e também melhor que cheiro nenhum.
Não parece interessante? Então espere a conclusão das doutoras, traduzida abaixo:
“Cheirar o aroma da lavanda pode ajudar um vendedor a estabelecer mais facilmente uma negociação confiável para vender um carro, ou, numa mercearia, pode induzir os consumidores a gastar mais dinheiro comprando mais produtos.
“O cheiro da lavanda também pode ser útil na psicologia do esporte para promover a confiança e o espírito de equipe, por exemplo, em times de futebol e vôlei.”
Então, você já sabe: numa concessionária, se estiver sentindo cheiro de lavanda, desconfie de um desconto muito bom: o vendedor pode estar de coração mole e não vai conseguir aprová-lo com o gerente que, lá na sua sala, está entupindo o ar com hortelã! Hahaha
Leia a matéria inteira em:
Beijo, Mayra.