Casa Máy > Aromaterapia > Os Aromas no Chá – Workshop – 26/nov – Curitiba

< voltar

Os Aromas no Chá – Workshop – 26/nov – Curitiba

Postado às 19:15 do dia 07/11/14

Empolgadíssima com este meu novo workshop, cuja ideia acalento há 1 ano e que apenas agora, graças ao apoio de Bárbara Ramina, proprietária da The Kettle, casa de chá pioneira em Curitiba, saiu do papel.

Num ano em que o mercado de chás gourmets fincou bandeiras definitivas na cidade (Moncloa, The Gourmet Tea*, Caminho do Chá, Chá Yê*) e em que tradicionais marcas internacionais acertaram sua presença em supermercados e empórios (Dilmah, Damman Frères, Twinnings**), o interesse por aprender mais sobre a bebida está presente em muitas pessoas e alunos com quem converso. Nisso a escola argentina El Club del Té, representada na cidade por Thalita Ferronato, saiu na frente, organizando algumas degustações iniciais para que consumidores comecem aprender o básico, que é diferenciar o chá, oriundo da infusão de folhas de Camellia sinensis, de “tisanas” ou infusões, que são feitas com ervas aromáticas, medicinais, especiarias e frutas. Motivada pelo objetivo de difundir a cultura do chá em Curitiba, a empreendedora e chef Dani Lieuthier, da Caminho do Chá, uniu sob o nome de Cúpula do Chá empreendedores pioneiros do segmento em Curitiba, como a própria The Ketlle, mas também o ervanário sensacional de Mariza Treis – a Chá & Arte, que sempre é destaque nos programas de empreendedorismo do Sebrae -, à gente mais nova, caso dela própria, da Moncloa e do El Club del Té. A Cúpula organizou um stand na última Feira Mundo Gastronômico e segue planejando incrementar o consumo da bebida entre curitibanos. Mas também não posso deixar de mencionar a atividade das senhoras Hara e Ishida, que praticam a cerimônia do chá na Praça do Japão.

Então vem minha pequena contribuição a este apaixonante universo: um workshop de sensibilização olfativa para os aromas presentes em chás e infusões. Da mesma maneira que se treina o olfato para apreciar o bouquet de vinhos, se treina para apreciar as notas olfativas em chás e infusões. A diferença é que os aromas percebidos nestas bebidas são óleos essenciais desprendidos de ervas e flores que aromatizam blends, e que podem ser sentidos em seu estado puro e concentrado, envasados em frascos de vidros. (Nos vinhos, as notas percebidas dificilmente podem ser encontradas em óleos essenciais puros; para ser cheiradas isoladamente, precisam ser sintetizadas em laboratórios).

É isso que farei neste workshop: apresentar blends e infusões e, em seguida, apresentar os óleos essenciais e extratos puros presentes na bebida. Será uma experiência sensorial requintada e luxuosa, com no ambiente encantador da The Kettle. Veja a programação abaixo e se inscreva, pois são apenas 7 vagas.

Abraços de cheiros, Mayra.

* The Gourmet Tea é servido no café Santo Grão (Shop. Pátio Batel); Chá Yê é servido na The Kettle, assim como a alemã Tee Gschwendner, importada e distribuída no Brasil pela empresária Carla Sauerssig, há 15 anos.

** Damann Frères é servido e vendido na The Kettle, no Café Trieste (Shop. Pátio Batel) e no Café do Mercado (Mercado Municipal). Dilmah é servido na livraria e café Arte & Letra. Twinnings já está sendo servido em várias cafeterias de Curitiba.

***

The Kettle convida:

Aromas no Cha Nov14

OS AROMAS NO CHÁ

Uma experiência refinada para seus sentidos.

com a aromatóloga Mayra Corrêa e Castro

Data:

26 de novembro, quarta-feira

Horário:

das 14h às 15h30

Local:

The Kettle Chá com Simpatia

Al. Prudente de Moraes, 836 – Mercês

Curitiba/PR

Fone: (41) 3233-1978

– convênio com estacionamento Exclusive (Alameda Julia da Costa, 419 – Mercês) –

Programa:

Degustação e experiência olfativa com blends e infusões da casa e óleos essenciais:

Blutorange – cítricos

China Wuyan Jasmin – jasmins

Lê Touareg – hortelãs

Sencha aromatizado com óleos essenciais

Gina Amaretta – licorados

Inscrição antecipada:

R$ 50,00 (dinheiro, débito ou crédito)

na The Kettle (seg a sáb, das 14h às 21h)

Vagas:

7 vagas

Informações:

com Mayra (41) 8865-6681 ou por email

Mayra é aromatóloga, professora do IBRA-Instituto Brasileiro de Aromatologia e membro da Aromaflora.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter