Casa Máy > Aromaterapia > Enfloragem pra chá?
O enfleurage pode emprestar o aroma do jasmim não apenas a uma base gordurosa. Na técnica da manufatura do chá verde conhecido como Pearl Jasmin (Pérola de Jasmim), algo parecido acontece: flores desabrochadas de jasmim deitam seu cheiro sobre brotos de Camellia sinensis previamente enrolados como uma pérola.
A razão pela qual os brotos de chá verde devem ser enrolados como pérolas é que o formato se assemelha a das próprias flores de jasmim, facilitando a mistura destas àqueles.
No processo de mistura, as flores de jasmim podem ser trocadas até 5 vezes antes de serem completamente separadas do produto final. Na mais alta qualidade de Pearl Jasmin, 100kg de produto final requerem iguais 100 kg de flores de jasmim. A aromatização é feita como um enfleurage, mas com várias camadas, isto é, uma camada fina de chá, outra de jasmim e assim sucessivamente. Essas camadas devem ser arejadas para que a temperatura interna nunca ultrapasse 40ºC.
Após o envase, o produto final é uma linda pérola de chá verde que cheira doce e suavemente a jasmim, produzindo um licor de amarelo pálido que pode ser reutilizado por até 5 vezes.
A qualidade do chá Pearl Jasmin depende não apenas da qualidade do jasmim colhido, mas, certamente, da qualidade das folhas de chá verde. O melhor chá verde é feito de 1 broto e 2 folhas jovens. Eles podem ser enrolados de várias formas e, uma vez infusos, desenrolam-se formando lindos capilares no copo ou no bule. Na China, a cerimônia do chá prescreve que se deve despertar as folhas antes de usá-las no chá que será propriamente bebido. Assim, joga-se água por cima delas, elas abrem e, então, infunde-se a água por 2 minutos, e se bebe.
Delícia, hein? Desliga o micro e vai beber chá.
Beijo, Mayra.