Casa Máy > Aromaterapia > Curso Introdução à Aromatologia do IBRA – como é

< voltar

Curso Introdução à Aromatologia do IBRA – como é

Postado às 18:22 do dia 04/02/13

Aqui você encontrará informações sobre como é o curso INTRODUÇÃO À AROMATOLOGIA, que faz parte do programa de Formação em Aromatologia do IBRA (Instituto Brasileiro de Aromatologia), escola com sede em Belo Horizonte/MG, fundada por Fabian Laszlo, da Laszlo Aromaterapia, que tem a professora Mayra Corrêa e Castro (Casa Máy) como credenciada em Curitiba/PR.

POR QUE AROMATOLOGIA AO INVÉS DE AROMATERAPIA?
  • Convencionou-se chamar “aromaterapia” o uso dos óleos essenciais por inalação e massagens com a finalidade de promover bem-estar e como tratamento complementar de determinadas sintomatologias orgânicas. O IBRA ensina aromaterapia pelo método francês, calcado em pesquisas científicas as mais diversas, onde os óleos essenciais são vistos como matérias-primas usadas também, mas não exclusivamente, por ingestão na terapia natural complementar. O uso por ingestão dessa matéria-prima vegetal é que se convencionou chamar de “aromatologia”. Na formação do IBRA, estuda-se aromaterapia junto com a aromatologia.

QUAL É O PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA?

Os cursos que compõem a formação são:

  • Introdução à Aromatologia (Intro)
  • Aromatologia na Saúde  Módulo 1 (Saúde – 1)
  • Aromatologia na Saúde – Módulo 2 (Saúde – 2) – a ser lançado em 2013
  • Psicoaromatologia – Módulo 1 (Psico – 1)
  • Psicoaromatologia – Módulo 2 (Psico – 2) – a ser lançado em 2013
Essa é a grade básica, há ainda outros cursos, que são complementares, e que estão sendo lançados em 2013, como a aromaterapia na gastronomia e nutracêutica e na área estética.
POR ONDE COMEÇAR?
  • O curso que abre a formação e acaba sendo o pré-requisito para todos os demais é o Intro.
  • Se você é leigo em aromaterapia, é este curso que deve fazer primeiro.
  • Se você conhece aromaterapia, mas não estudou quimiotipos, geotipos, nem a química dos óleos essenciais, é o curso Intro que deve fazer primeiro.
  • Se você conhece aromaterapia, mas nunca estudou sobre ingestão de óleos essenciais ou acha que isso não é possível, é o curso Intro curso que deve fazer primeiro.
COMO É O CURSO INTRODUÇÃO À AROMATOLOGIA?
  • É com as informações deste curso que você estará apto a trilhar seu próprio caminho dentro da aromaterapia, pois você entenderá como funcionam os óleos essenciais, seus métodos de ação, sua química e as maneiras de usá-los.
  • Com o curso você será capaz de usar a aromaterapia para cuidar de pequenos problemas de saúde do dia a dia, sintomas agudos e também da beleza da pele, unhas e cabelos. Mas o foco do Intro não é a ingestão de óleos essenciais, nem o tratamento complementar em quadros crônicos ou de doenças complexas. (Para esses quadros existem dois módulos específicos: Saúde – 1 e Saúde – 2. Clique AQUI para ler sobre eles.)
  • O curso Intro não é um simples módulo básico. Temos feedback de alunos que dizem que ele engloba informações que poderiam classificá-lo como uma espécie de “introdutório-avançado”. Esta particularidade do Introdução do IBRA se deve ao fato de ensinarmos a tradição francesa da aromatologia, onde vemos o óleo essencial em seus três aspectos: como sendo princípios ativos orgânicos, como sendo aromas que atuam no sistema límbico via gatilho olfativo, e por conterem informação energético-vibracional.

QUAL É O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO INTRO?

1. História da aromaterapia e dos óleos essenciais
2. Onde são encontrados os óleos essenciais e suas funções
3. Fatores de stress na indução da produção de óleos essenciais em plantas
4. Métodos de extração
5. Diferenças de produtos naturais e sintéticos
6. Formas de uso (inalação, uso oral, massagem, cremes e loções, banhos e escalda-pés)
7. Vias de ação (fisiológica, psicológica e energética) e níveis de toxidade (contra-indicações básicas)
8. Conversando sobre óleos essenciais com aplicações práticas e receitas (uso cosmético, culinário, saneante e na saúde)
9. Função dos óleos carreadores (vegetais fixos)
O curso tem a carga de 20h, normalmente dado num final de semana.
Ele é inteiramente apostilado e conta com recursos áudio-visuais.
Durante o curso experimentamos dezenas de óleos essenciais, incluindo quimiotipos, geotipos e tipos obtidos por métodos de extração modernos, como o CO2.
QUEM MINISTRA ESTE CURSO?
  • O IBRA possui alguns professores credenciados para ministrar o curso Intro, além do próprio Fabian Laszlo, que o ministra em cidades onde não há professores credenciados.
  • Em Curitiba e região, a professora credenciada é Mayra Corrêa e Castro, desde 2009.
  • Se não for de Curitiba, veja no site do IBRA onde mais o curso é oferecido. Clique AQUI.

QUANTO CUSTA, ONDE E QUANDO O INTRO ESTÁ DISPONÍVEL EM CURITIBA?

  • Essas informações estão publicadas na página MINHA AGENDA aqui no site. Clique AQUI para acessá-la.
  • Em breve, Mayra também estará oferecendo o curso Intro pela internet, com transmissão ao vivo, para grupos ou em aulas particulares.

AINDA CONTINUA COM DÚVIDAS?

Entre em contato com Mayra:

  • Fone: (41) 8865-6681
  • Facebook: facebook.com/mayraccastro
  • Twitter: @mayraccastro

Posts Relacionados

Comentários

Galeria de Fotos do Pinterest

Assinar Newsletter