Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #28

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #28

Postado às 14:37 do dia 02/07/12

Vamos falar sobre sopas. Em Curitiba, sopas são uma necessidade. Não agora, que está estranhamente quentinho em pleno julho; mas, sim, em todos os outros dias de maio a novembro.

Difícil, mesmo, é você ser vegetariano em Curitiba e sair pra tomar sopa. Todo mundo coloca caldo de galinha em creme de cebola, em creme de aspargos, em creme de abóbora, em sopa de mandioquinha; todo mundo enfia bacon em sopa de feijão, em caldo verde, em creme de ervilha. Ô falta de criatividade pra temperar uma sopa, sô!

Neste ano, duas novidades vegetarianas, entretanto, vieram salvar os friorentos não-comedores de carne curitibanos: o buffet de sopas do restaurante que é um verdadeiro emblema veggie em Curitiba, o Green Life; e os caldinhos de legumes servidos diariamente na padaria Requinte, do Cabral. Esta é uma programação oficial, do tipo “se for vegetariano, fizemos pensando em você”. Extra-oficialmente, a confeitaria Banoffi já servia cá e lá umas sopas vegetarianas (ela está fechada atualmente pra reformas), assim como… Puxa, não lembro mais nenhum restaurante.

Se fazer sopa de legumes é a coisa mais fácil do mundo, temperar uma sopa sem usar caldos com carne animal parece um mistério pra maior parte dos chefs de Curitiba. Por isso, trago aqui a receita da sopa de feijão que faço em casa e é pra lá de quente, pra lá de saborosa, pra lá de diferente. A foto não ficou estas coisas, tirei rapidinho com o celular porque estava com muita fome e a sopa fumegava. Mas confie: ficou boa demais!

INGREDIENTES

2 xic de feijão cozido (deixe o feijão de molho na véspera, escorra a água no dia seguinte e depois cozinhe por 20min na pressão)

2 cenouras médias cortadas em cubinhos

1 mandioquinha grande cortada em cubinhos

1 batata inglesa média cortada em cubinhos

1 beterraba grande cortada em fatias grossas

2 dentes de alho

1 cebola roxa pequena

1 pedaço de mais ou menos 1cm de gengibre fresco

temperos que eu vou dizer adiante

MODO DE FAZER

Cozinhe as cenouras, a mandioquinha e as batatas inglesas por apenas 5 minutos no vapor d´água. Daí desligue o fogo e deixe a panela tampada pros legumes terminarem de cozinhar. É uma técnica que uso pra não cozinhar demais os legumes e conseguir comê-los ainda meio durinhos. Numa frigideira das bem boas, refogue metade da cebola roxa no azeite de oliva extravirgem. Então abaixe o fogo e jogue os legumes que foram cozidos a vapor dentro da frigideira. Tempere com sal e curry, vá mexendo pros legumes pegarem o tempero e desligue o fogo. Tudo deve durar uns 3 ou 4 minutinhos. Reserve isso.

Agora vamos refogar o feijão. Numa panela, coloque azeite de oliva extravirgem e refogue o gengibre, o alho e o resto da cebola roxa. Não precisa cortar miudinho nem o alho, nem a cebola, nem o gengibre porque tudo depois vai ser jogado no liquidificador. Quando o alho e a cebola estiverem dourados, acrescente sal, cominho em pó, coentro seco em pó, páprica doce em pó e 2 folhas de louro. Refogue e então acrescente metade do feijão cozido. Deixe cozinhar por uns 5 minutos e desligue o fogo.

Enquanto isso, jogue na panela em que ficou a outra parte do feijão, ainda sem tempero nenhum, os pedaços de beterraba. Mexa um pouco.

Pegue o liquidificador e bata o feijão que está temperado. Depois acrescente, no próprio jarro do liquidificador, o feijão não-temperado que está misturado com a beterraba e bata tudo de novo até ficar na consistência de que você gosta. Se preferir a sopa mais ralinha, é só pegar mais água do feijão e bater junto.

Pegue o feijão batido no liquidificador e coloque-o dentro da sopeira e então, na própria sopeira, acrescente os legumes. Misture e sirva. Minhas crianças comeram e não reclamaram do gengibre, porque ficou bem suave. Gengibre é ótimo no inverno! Você pode servir com pão, pode ralar um queijo por cima se for lacto-vegetariano, ou pode acrescentar duas sementes de pimenta-comari no seu prato, espremê-las com o garfo e comer com lágrimas nos olhos e a boca amortecida se for uma pessoa empittada que nem eu.

É isso. Um abraço veggie procê!

Má.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter