Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #19

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #19

Postado às 23:04 do dia 07/03/12

Escrevo este post no dia em que li a notícia de que o cantor Morrissey vem ao Brasil e proibiu que em seu show sejam comercializados alimentos com carne. Ele também pediu refeições veganas para si. Cara autêntico, não é?

O Não É Tão Difícil de hoje não é vegano. Mas é um post honesto para os lacto-vegs e, sobretudo, para os onívoros que são, afinal, com quem eu principalmente quero conversar aqui: falo da importância de adicionar cremosidade a uma refeição vegetariana.

Um aspecto importante do nosso paladar é a textura. Por isso é tão difícil resistir aos alimentos gordurosos: eles deslizam, derretem, preenchem na boca. Apesar disso, chefs e donos de restaurantes onívoros ignoram solenemente esta importância e tudo que têm a nos oferecer é uma refeição seca, árida, dura ou com aquela textura de todo dia. Acho uma ofensa quando um garçom me encara dizendo que posso comer macarrão ao sugo com salada enquanto o cliente ao meu lado devora uma macarronada carbonara. É por preguiça ou por desprezo ou por preconceito ou por ignorância que nunca pensaram em cirar algo tão suculento quanto o molho carbonara para vegetarianos? Deixo para você a resposta.

De minha parte, caprichei num molho branco com maisena e abobrinha em casa. Temperei com cúrcuma, noz moscada, sal, pimenta-preta, cebola e cominho de leve. Servi com arroz cozido com cenoura, batatas assadas e salada. À noite, o creme serviu de recheio para panquecas e acrescentamos ao menu milho cozido.

Preciso dizer que as crianças lamberam os beiços?

Textura, pense nisso. Se você sente falta disso numa refeição, um vegetariano também. Não somos diferentes: apenas não comemos carne.

Vegs abs, Má.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter