Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #15

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #15

Postado às 13:32 do dia 23/02/12

Eu gosto muito de comer berinjela. Lamentavelmente, nunca consigo comer berinjela fora de casa. Por quê? Via de regra, elas estão cruas, sem tempero e ninguém dá um jeito naquela casca ruim de morder.

Faz parte das mineirices de minha família materna refogar tudo com tomate e azeite. É assim que um patê de berinjela, hoje famoso entre os netos e filhos, foi criado por minha avó. Mas não um patê como estes de restaurante, não! Nem estas marinadas de berinjela, não! Um patê vermelhinho, apetitoso, que mais parece um molho que endureu de tão bons que são sua consistência e sabor.

Eu dou muito valor à textura dos alimentos. Às vezes, o sabor está nota 10, mas a consistência não me agrada. Pronto, não consigo comer o troço. Com berinjela é assim: se o poroso da berinjela contrastar com o liso-duro da casca no mesmo preparado, não consigo gostar.

Minha avó resolveu este problema com o tal patê: ela picou bem miudinha a berinjela e a deixou cozinhar com tomates até quase desmanchar. O molho fica bem apuradinho, vermelho escuro, de um jeito que só mineiro sabe fazer. Mais recentemente, ela simplificou o patê e acabou batendo a berinjela no liquidificador e depois apurou com o molho de tomate. Ficou igualmente bom.

Pois é este o truque que uso pra comer berinjela em casa: ou pico bem miúdo, mas bem mesmo, com mílimetros; ou trituro no liquidificador. Desta forma, comemos berinjela sem sentirmos a parte mole na língua e a casca dura-lisa nos dentes.

Para fazer lasanha de berinjela, triturá-la cai à perfeição. E foi com uma pasta de berinjela que montei a lasanha do almoço da quarta-feira de cinzas: primeiro, cortei a lasanha em cubos grosseiros e deixei de molho para depois lavá-la até que a água não saísse mais escura. Numa panela, fui lá fazer molho de tomate com tomates frescos e orgânicos. Usei uns cinco tomates e apenas uma berinjela bem grande. Quando os tomates começaram a desmanchar, joguei a berinjela e deixei apurar o molho. De temperos, joguei curry (sorry, uso muito curry em casa), páprica-doce, cominho, cheiro-verde fresco e coentro-folhas seco. Quando a berinjela estava cozida, desliguei o fogo e esperei esfriar. Daí botei tudo no liquidificador e bati. Numa das fotos você vê a pasta de berinjela depois de pronta.

Com a pasta pronta, montei a lasanha da forma tradicional: camadas de pasta, mussarella e massa. Ficou no forno baixo (180º) por uns 40 minutos e a servi com arroz branco e quínua temperados com alho, sal e gengibre e mais saladinhas de escarola, alface e brócolis.

Ficou bão demais da conta!

Viu, você não precisa não gostar de berinjela porque acha estranho ficar com a casca dela pendurada nos dentes. Triture, continua sendo berinjela.

Abs vegs, Mayra.

PS: Pros meus amigos vegans, dá igualmente certo fazer a lasanha sem a mussarella.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter