Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #14

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #14

Postado às 13:25 do dia 22/02/12

Yakissoba salva milhões de vezes a nossa pátria vegetariana, além dos sushis de pepino cujo nome certinho nunca me lembro. Todo restaurante oriental faz yakissoba só com legumes. A única coisa que realmente temos de atentar é para o caldo de peixe. Pergunte sempre se eles colocam o tal caldo de peixe no molho antes de se lambuzar com aquele brócolis mergulhado suculentamente no shoyu, viu?

Mas garantia de comer um yakissoba 100% vegetariano só mesmo se fizermos em casa. Aliás, o que é simples. Basta você saber o truque do óleo de gergelim tostado e seu yakissoba ficará 99% parecido com os que comemos fora de casa. Entendeu? Quando for refogar as cebolas, não use óleo comum e muito menos azeite. Use um legítimo óleo de gergelim tostado. Ele é escuro, quase preto, tem aquele cheiro de pipoca estourando. Divino.

Agora, para seu yakissoba ficar 100% parecido, você terá que abrir uma concessão no quesito natureba e refogar as cebolas com açúcar. Se não fizer isso, aquele amargor do shoyu ficará no fundinho do molho, não tem jeito. Quando eu estou neuroticamente natureba, não uso açúcar. (Minto, num dia assim, nem yakissoba eu comeria.) Num dia moderadamente natureba, uso açúcar mascavo. E num dia que estou chutando o pau da barraca, continuo usando o açúcar mascavo, porque não tenho outro em casa, e como chocolate depois do almoço.

Fora estas duas dicas – o óleo de gergelim e o açúcar -, você deve caprichar na escolha do shoyu. Não serve qualquer um, tá? Tem que ser o melhor. Afinal, não é sempre que você faz yakissoba em casa, é? Mas como o que é melhor pra mim pode ser diferente do que é melhor pra você, esclareço: o melhor shoyu pra mim é o que tem açúcar e fermentação natural. Mas existe o shoyu macrobiótico, sem açúcar nenhum, sem glutamato monossódico. Este seria o hors concours dos shoyus naturebas, ok?

Uma coisa linda que fiz com meu yakissoba vegetariano desta vez foi ralar cenoura e abobrinha no meu fatiador mandoline. Por pura preguiça, fazia dois anos que ele estava guardado, embalado e com etiqueta. Um mandoline custa os olhos da cara. Olhei a etiqueta do preço: R$ 92,00. Tinha sido um presente de minha mãe. Quanto será que custa hoje? Bem, abri o mandoline e depois de uma lida rápida nas instruções descobri como se usa. Nunca antes na história da minha vida tinha conseguido fatias de cenoura tão finas. Amei de paixão! Veja na foto o meu orgulho.

De resto, eu gosto de fazer o molho do yakissoba misturando maisena com água e shoyu antes. Refogo os legumes em separado e só na hora de servir misturo tudo. De vez em quando, se tenho pasta de amendoim em casa, refogo as cebolas com ela. Fica bom também, mas é para estômagos de gente pitta dosha, como eu. Os vatas sofreriam muito com esta misturança.

Viu? Não é tão difícil assim cozinhar yakissoba vegetariano em casa.

Abs vegs, Má.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter