Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #8

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #8

Postado às 14:49 do dia 06/02/12

Uma coisa que tenho defendido aqui no meu Não É Tão Difícil é que podemos melhorar a qualidade dos acompanhamentos quentes de uma refeição vegetariana sem precisa abrir mão de comer as coisas simples que fazemos no dia a dia.

Aqui está um almoço que partiu desta tese: na base, o bom e velho macarrão alho e óleo. Diferencial: óleo de palmiste para refogar o alho e massa integral no macarrão. Então, peguei a base do bom e velho macarrão alho e óleo, que qualquer restaurante italiano tem, e acrescentei itens para deixar a refeição mais nutritiva: creme de milho com abóbora moranga, couve-flor e saladinha de alface com tomate.

Você pode imaginar que o creme de milho não faça diferença, mas faz à beça. Quando um vegetariano sai para comer fora, ele não espera comer apenas o macarrão alho e óleo. Ele espera comer variado como os onívoros comem. Mas daí todos os acompanhamentos das massas são carnes. O que fazer? Que tal acrescentar um creme de milho com abóbora moranga como acompanhamento?

Não entendo por que os donos e chefs de restaurantes italianos de Curitiba travam na hora de fazer massa para vegetarianos e só conseguem nos oferecer molhos à napolitana (o molho ao sugo a gente não come porque ele recebe caldo de carne ou de galinha), ao alho e óleo, aos quatro queijos ou ao pesto. Com estas opções de molhos, o nosso almoço acaba sendo resumido em: farinha com tomate e óleo, farinha com alho e óleo, farinha com queijo e óleo, farinha com manjericão e óleo. Entendeu o drama? Se eles começarem a raciocinar em termos de matéria-prima verão que estes molhos não agregam nada ao prato. Vamos já pra cozinha botar criatividade nos acompanhamentso das massas para vegetarianos, moçada. Minha dica fica nesta foto.

Vegs abs, Má.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter