Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #3

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #3

Postado às 18:16 do dia 23/01/12

Misericórdia! Você não precisa se punir quando estiver exausta e resolver dar apenas um miojo para seus filhos. Minha solução: turbine o miojo, que só tem calorias, com vegetais crus! Outra dica: use menos tempero do que vem no pacotinho, assim você manera na quantidade de ingestão de sal. BTW, uso sempre a versão Tomate do miojo da Turma da Mônica. E, depois do miojo, fruta de sobremesa é item obrigatório. Entendidos vão dizer: fruta junto fermenta. Eu respondo: tô sabendo. Outros ainda dirão: tem miojo integral e orgânico da marca Mãe Terra. Eu digo: já experimentou? Muito ruim, melhor dar suco verde no dia seguinte e comer sem culpa o miojo refinado. Ainda não conseguiu se livrar da culpa?! Vou te contar uma história:

Quando eu era criança, íamos todos os primos passar as longas férias em Ubatuba. Lá pelas tantas, depois de umas duas semanas de fogão, cozinhando para 11 crianças, uma das tias surgia com aquela ideia: “hoje é dia de miojo”. Nem preciso acrescentar que era o miojo mais maravilhoso do mundo. A gente comia de lamber os beiços. Acho que ele ficava ainda melhor porque as mães os preparavam rápido, cansavam-se menos na cozinha e podiam voltar pro joguinho de buraco enquanto a filharada ficava lá na mesa se esbaldando de comer. Vai saber se não foi aquele miojo que me fez tornar vegetariana devoradora de legumes e coisas saudáveis? :))))

Tá aí embaixo a foto do miojo. Só não vale dar miojo dia sim dia não aos pequenos, né? Vez em quando, tá? Se for direto, aí, sim, pode se pendurar num calvário.

Vegs abs, Má.

PS: Esta dica é extra para você aprender a lidar com os refinados em casa. Se você tiver um filho que não gosta de arroz integral, como é meu caso, cozinhe arroz branco com metade de arroz integral. Outra dica: vai só de arroz branco? Cozinhe com 1/3 de quinua em grãos. Pronto. A dica é igual para macarrão integral, mas aí atente que o cozimento da massa integral é diferente da massa refinada. Não cozinhe as duas juntas, mas em separado e só as junte na hora de servir com o molho. O arroz integral dá para cozinhar com o branco se você deixar o primeiro de molho à noite.Ele ficará molinho e cozinhará rápido como o refinado.

PS de novo: reparou na couve-flor e nos brócolis durinhos que sirvo? Não estão crus (embora pudessem ser amolecidos, crus mesmo, na água com limão). Mas estão “quase” crus. Só fervo a água, coloco-os no vapor por no máximo 5  minutos e desligo a chama do fogão. Mantenho a panela tampada e eles estarão bons para comer na hora de servir. Durinhos e firmes.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter