Faz 1,5 mês que aprendi a dirigir. Isto não me torna menos defensora das ciclofaixas, pois vivi 38 anos sem motor. Na terça-feira, dirigindo pela Marechal Deodoro, notei uma longa faixa vermelha no lado esquerdo da pista. Pensei que fosse uma ciclofaixa, mas não havia nadica de nada avisando.
Então, fuçando meus contatos hoje no Facebook, vejo vários colegas convocando os ciclistas para uma manifestação no dia 23 de outubro por uma ciclofaixa de verdade.
Estava explicado: aquela longa faixa vermelha, sem sinalização, do lado esquerdo da pista, que funcionará apenas em um domingo por mês é a ciclofaixa. Ou melhor, não é: é um circuito de passeio para bicicletas com apenas 4km de extensão. Entendi o motivo dos protestos: embora seja uma primeira tentativa da Prefeitura de colocar ciclofaixas na cidade, não atende de modo algum a demanda por alternativas de mobilidade. Além do mais, funcionar em apenas 1 domingo do mês é ridículo. E o percurso não atende quem usa a bike para trabalhar, estudar, ir ao médico, fazer compras, etc.
Mas, como motorista recém-feita, o que me preocupou foi a segurança dos ciclistas. Se não houver semáforo separado, como um carro poderá virar à esquerda sem entrar na faixa e sem provocar uma colisão com um ciclista que decida ir reto?
Sinceramente, achei temerário. Estou perguntando aos meus amigos cicloativistas como funcionará tudo isto e quando eu tiver mais informações, aviso.
Por ora, é a gente apoiar a manifestação deles no dia da inauguração desta faixa vermelha: 23 de outubro.
Clique no eflyer abaixo para mais informações.
POR UMA CICLOFAIXA DE VERDADE!
Um abraço, Mayra.