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Como foi o curso com Sonia Corazza e Jean-Luc Morineau

Postado às 18:50 do dia 22/11/10

 

Nos dias 8 e 9 de novembro eu tive a sorte de participar de um curso com duas feras da perfumaria no Brasil: Sonia Corazza, química, bacharel em medicina, aromacologista e consultora, editora do site Beleza Inteligente – que deu a parte de Aromacologia -, e Jean-Luc Morineau, perfumista francês, proprietário da casa de fragrâncias L´Atelier Parfums – que ficou a cargo da parte de perfumaria.

Participar deste curso foi uma experiência que me descortinou todo um novo universo, que já começo a pôr em prática no meu trabalho com marketing olfativo. Primeiramente, foi interessante conviver com químicos e farmacêuticos, pois o curso era voltado a este público, inserido na indústria cosmética brasileira quer como funcionário quer como proprietário de fábricas ou casas de fragrâncias. As conversas no horário de almoço voaram por nomes incompreensíveis para mim, ou por mistérios químicos que eu não supunha existir dentro das formulações cosméticas de larga escala. Tudo muito curioso.

Por outro lado, quando começamos a experimentar os aromas dos óleos essenciais, que se constituem matéria-prima da perfumaria, o jogo se inverteu e fui eu que comecei a contribuir com informações adicionais àqueles técnicos que não tinham tido, até então, chance de conhecer uma gama tão ampla de óleos essenciais como eu venho conhecendo desde que comecei a estudar com Fabian Laszlo. Quando Jean-Luc Morineau mostrava-nos um óleo essencial de Ylang Ylang I, eu sacava de minha bolsa um Ylang Ylang extraído por CO2 e o fazia circular na sala e isto enriqueceu olfativamente o curso. (Não me pergunte: sempre vou a cursos de longa duração carregando uns 2 ou 3 óleos essenciais; via de regra, carrego a hortelã-pimenta, para o caso de eu ter dores de cabeça; carrego a lavanda francesa, rosa ou ylang para relaxar. Nestes dias, eu carreguei alguns a mais para mostrar ao pessoal.)

Durante o curso, fiz várias anotações e, aos poucos, vou organizá-las para passá-las aos meus alunos de aromaterapia durante os cursos novos que darei em 2011. (Ainda são surpresa!)

No domínio da Aromacologia, com Sonia Corazza, obtive muitas informações interessantes de pesquisas acerca da impressões que os cheiros causam nas pessoas. A aromacologia é um ramo científico bacaninha. Todas as pesquisas são metrificadas, feitas em laboratório, impulsionadas por cientistas que reebem metas objetivas de um pool de empresas que, juntas, formaram o “SENSE OF SMELL INSTITUTE”. Não tem nenhum peixe pequeno nesta área, pois os investimentos são pesados e o retorno deve vir em lucro. É assim que a Nivea, na Alemanham, desenvolveu um desodorante com cheiro natural evitando o uso de triclosan, um bactericida restrito em boa parte da Europa por contaminar a água. É assim que a Dupont, usando nanotecnologia, desenvolveu um tecido que cheira, a Lycra Body Care. Virá também da aromacologia o controle do odor corporal pela ingestão de cápsulas de coentro, assim como já é prática o uso de aromas em estações aeroviárias e de trens na Europa para diminuir a depredação e furtos.

Já na palestra de Perfumaria, com Jean-Luc Morineau, conhecemos a genealogia dos perfumes e as tendências para os próximos anos. Além disso, experimentamos, pelas minhas contas, 79 notas olfativas, divididas assim; 22 perfumes, 3 óleos derivados de animais (estes, por razões éticas, não curti), 17 bases sintéticas e 35 óleos essenciais. Além disso, M. Morineau nos fez sentir o perfume “kiphi”, feito de acordo com uma antiga receita egípcia à base de mel e ervas frescas maceradas; e a Água Húngara, manipulada também de acordo com a receita original dada à Rainha da Hungria no século XVIII.

Abaixo coloco algumas fotos do workshop, tanto as que tirei quanto as que foram disponibilizadas aos participantes do evento. Como boa tiete, pedi uma dedicatória de Sonia em seu livro. Fiquei super fã, ela é queridíssima!

Um abraço de cheiro, Mayra.

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