Casa Máy > Minhas Leituras e Estudos > Uma prática restaurativa – venha quando a ideia seria não

< voltar

Uma prática restaurativa – venha quando a ideia seria não

Postado às 21:04 do dia 20/09/10

Este artigo foi originalmente publicado no Jornal do Juvevê, edição de setembro de 2010.

 

Normalmente, quando um aluno está com dor de cabeça, convalescendo de uma gripe, ou se a aluna sente cólicas menstruais ou sente um torcicolo, a primeira ideia é não vir praticar yoga. Tenho conseguido, ao longo dos últimos três anos, convencê-los do contrário.

Evidente que não lhes sugiro ficar de ponta-cabeça ou manter uma flexão de braço. Há técnicas certas dentro do Iyengar Yoga para se praticar quando algo em nosso corpo não vai bem.

Neste caso, a técnica mais recomendada é a prática restaurativa. Restaurativa mesmo, como tenho comprovado diariamente em meu estúdio.

Uma prática de yoga restaurativa é feita de uma sequência de posturas em que alguns requisitos são observados:

· o alinhamento deve ser mantido com a ajuda de equipamentos

· a cabeça ou testa sempre deve estar apoiada

· a respiração não deve ser restringida por contrações abdominais

· permanecer na postura deve ser algo confortável por vários minutos

Quando estes requisitos estão presentes, torna-se possível aliviar cólicas menstruais com posturas sentadas em que se abre o quadril e se relaxa o ventre. Uma dor de cabeça diminui com posturas de alongamento para frente em que a testa estará sempre apoiada, de modo que o sistema nervoso relaxe e o pescoço não fique tensionado com nenhum esforço desnecessário.

Um torcicolo é aliviado com posturas em pé onde as costas estão apoiadas na parede. E aquele finzinho de gripe, em que o nariz ainda parece meio entupido, vai embora rápido com posturas em que a cabeça está mais baixa que o coração, mas com o peso do corpo apoiado numa cadeira ou em almofadas.

Todos os equipamentos usados numa aula de Iyengar Yoga estão a serviço do aluno – e não a serviço da postura ou da vontade de fazer bonita aquela posição, custe o que custar. O yoga é mais terapêutico do que muita gente supõe e quem se deixa manter em posturas restaurativas passa a entender que, conforme nos sentimos, a prática muda de acordo, trazendo energia ou relaxamento, segundo a necessidade.

Por isso, na próxima vez que pensar em ficar em casa, venha. Uma prática restaurativa de yoga mostrará que foi a melhor opção.

Mayra Corrêa e Castro é proprietária do espaço Casa Máy, no Juvevê, onde dá aulas de Iyengar Yoga, formação em aromaterapia e consultoria em marketing olfativo. Seu contato é mayra2@casamay.com.br

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter