Casa Máy > Aromaterapia > A Atividade Astral dos Óleos Essenciais

< voltar

A Atividade Astral dos Óleos Essenciais

Postado às 22:06 do dia 22/08/10

Este artigo foi originalmente publicado no Jornal do Juvevê em agosto de 2010.

Os óleos essenciais, que são extratos aromáticos altamente voláteis extraídos das plantas, podem ser obtidos de várias partes delas. A laranjeira, por exemplo, é uma planta extraordinária: produz óleo essencial nas cascas de seus frutos – o óleo de laranja -; nas suas folhas – o óleo de petitgrain -; e em suas flores – o maravilhoso óleo de néroli.

Há plantas cujos óleos essenciais cheiram a flor, mas são extraídos de suas folhas, como é o caso do gerânio. Outras plantas produzem óleo essencial em suas raízes ou rizomas, como é o caso do vetiver e do gengibre. A lavanda, por outro lado, produz óleo nas folhas e nas flores, mas o óleo extraído apenas das flores é ainda melhor.

A canela é um óleo essencial extraído tanto da casca, quanto da folha. O junípero produz óleo essencial em sua madeira e também em seu fruto, o zimbro. E algumas árvores exsudam uma resina que contém óleo essencial, como é o caso da copaíba e do olíbano. E muitas são as sementes que produzem óleo essencial, como a erva-doce.

Quando imergirmos no campo da psicoaromaterapia, uma das formas de nos guiarmos através das centenas de óleos essenciais produzidos pelas plantas é prestar atenção de qual parte eles foram extraídos, para sabermos se a vibração energética daquele óleo é mais sutil ou menos. Já mediram a vibração de muitos óleos essenciais, e notaram que eles começam a vibrar em 52Hz, podendo chegar até a 320Hz, que é a vibração da rosa, algo inefável.

Em psicoaromaterapia, dizemos que quanto mais próximo da raiz da planta um óleo for extraído, menos atividade astral ele possui; quanto mais próximo da flor, maior atividade, como exemplificado pelo óleo essencial da rosa.

Este conhecimento serve para determinarmos se, naquele momento, precisamos de um óleo essencial que nos “aterre”, no enraíze, ou de um óleo essencial que nos leve para dentro, numa autoanálise, por exemplo, como fazem todos os óleos de madeira e resinas.

Uma pessoa muito preocupada com as coisas do dia a dia, poderia usar um óleo essencial obtido de folhas, ou frutos ou flores, para poder ampliar sua percepção e conectar-se a sua dimensão espiritual. Óleos de flores podem ser usados para todos nossos anseios místicos e religiosos, enquanto os óleos de rizomas, raízes e cascas para todas as nossas atribulações materiais e sensuais.

Também a terapia floral presta atenção à qualidade da vibração energética da planta. A homeopatia trabalha igualmente com o conceito de terapia vibracional. A aromaterapia o faz da mesma forma. O interessante dos florais e da aromaterapia é que estão de fato ao alcance de todos, a favor do reequilíbrio e do autoconhecimento.

Um abraço, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter