Casa Máy > Aromaterapia > Curitibites, curitiboses e outras aflições respiratórias de quem vive em Curitiba.

< voltar

Curitibites, curitiboses e outras aflições respiratórias de quem vive em Curitiba.

Postado às 18:10 do dia 31/07/10

Este artigo foi originalmente publicado no Jornal do Juvevê de Julho de 2010.

 

Nestes meus oito anos ensinando yoga em Curitiba, descobri que boa parte dos curitibanos sofre de alguma doença respiratória, seja de uma rinite sem maiores complicações, seja de uma sinusite ou bronquite mais debilitante. Aliás, eu e meus filhos temos rinite…

Certa vez, meu marido, já morando há uns 5 anos na cidade, foi se consultar com um otorrino, porque ele também estava com rinite. Chateado com seu estado, perguntou ao médico porque vivia com o nariz entupido e o que tinha de fazer para melhorar.

Conta meu marido que o médico respirou fundo e lhe disse: “Meu amigo, mude de Curitiba!” E ambos riram. Por mais absurda que possa ser a recomendação, ela encerrava uma verdade: curitibanos vivem às voltas com este clima úmido, friorento e nublado, sujeitos às curitibites e curitiboses diversas ? tipos de virose e rinite que concidadãos brasileiros mais encalorados desconhecem.

Brincadeiras à parte, a razão de eu escrever esta coluna é porque a aromaterapia pode oferecer muito por quem vive com o nariz entupido. Aliás, uma das melhores ações dos óleos essenciais vegetais é sua comprovada eficácia antisséptica e anticatarral. Vou passar aqui uma listinha dos óleos essenciais que você pode usar quando for acometido de alguma “ite” ou “ose” curitibana.

Apenas lhe deixo uma forte recomendação: os óleos essenciais só servem a este tipo de ajuda se forem comprovadamente vegetais e puros. Essências sintéticas, ao contrário dos óleos essenciais, podem até agravar inflamações e alergias nas vias respiratórias, está bem?

AROMATERAPIA PARA RESPIRAR MELHOR

Rinite Alérgica – inalação a seco ou a vapor de 1 gota de qualquer um dos seguintes óleos essenciais, 3x/dia: Murta Qt Linalol; Espruce Canadense; Abeto Siberiano; ou Hortelã Pimenta.

Sinusite – inalação a seco ou a vapor de 1 gota do óleo essencial de Cipreste Lusitânica ou Europeu combinado com 1 gota do óleo essencial de Eucalipto Glóbulos ou Hortelã Pimenta ou do Campo, 3x/dia.

Tosse Alérgica – inalação a seco ou a vapor de 1 gota de óleo essencial de Manjerona Francesa ou Lavanda Francesa conjugada com 1 gota de Hortelã Pimenta ou do Campo, 3x/dia. Junto, fazer gargarejo de 1 copo d´água misturado a 1 gota de óleo essencial de Cravo-da-Índia, 3x/dia.

Gripe – inalação a seco ou a vapor de 1 gota de óleo essencial de Tea Tree combinado com 1 gota de Eucalipto Glóbulos mais 1 gota de óleo essencial de Limão Siciliano ou Tahiti, 3x/dia.

Precauções:

As inalações diretas não devem ser feitas por crianças até 12 anos de idade, nem gestantes, nem idosos. Para estes casos, prefira colocar os óleos essenciais num aromatizador de ambientes, calculando de 5-7 gotas por óleo.

A inalação direta de Hortelã Pimenta ou do Campo pode trazer ardor aos olhos. Procure protegê-los, fechando-os.

O óleo essencial de Cravo-da-Índia arde. Certifique-se de que misturou bem a água à gota deste óleo antes de fazer o gargarejo e não use isso com crianças. Se achar muito forte, aumente a quantidade de água, para fazer uma diluição ainda maior.

A inalação da Manjerona Francesa e da Lavanda Francesa não é recomendada para quem tem pressão baixa.

Alguns homeopatas fazem restrição ao mentol, presente nas hortelãs, porque dizem que antidotam o tratamento. Converse com o seu se for o caso.

Mayra é linguista, professora de yoga, aromatologista e profissional de marketing. Proprietária da Casa Máy, no Juvevê. Contato: mayraccastro@hotmail.com

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter