Casa Máy > Textos e Artigos > Relaxe Acordado

< voltar

Relaxe Acordado

Postado às 13:35 do dia 27/07/10

Este artigo foi originalmente publicado no Jornal do Juvevê em junho de 2010.

 

No final do dia, você chega cansado em casa. Eu também. Curioso é que a gente se deita e, pimba! Cadê de relaxar? Não consegue. Fica virando na cama sem conciliar o sono. Ou, então, ocorre o oposto: apaga. Capota na cama, mas acorda no dia seguinte sentindo que um caminhão atravessou o corpo. Você dormiu, mas não relaxou.

Então, qual é o segredo? Como deitar, dormir e relaxar?

Quando você faz esta pergunta para uma professora de yoga, a resposta vem na ponta da língua: deite, mas não durma; relaxe de forma consciente. Faça a técnica yoganidra.

Yoganidra é o nome dado ao relaxamento consciente do yoga que, quando bem feito, rende em poucos minutos o que horas de sono profundo produziriam. Existem dois segredinhos no yoganidra: primeiro, a postura em que ele é feita, chamada “savasana”.

Esta postura do yoga é simples, mas encerra grande sabedoria: deitar-se com as costas no chão, mantendo o corpo alinhado, as palmas das mãos para cima e o queixo na altura do osso esterno do peito.

Quem se deita em savasana relaxa – e automaticamente. Deitar-se assim, sobre uma superfície firme (não vale na cama, mas vale num tapetinho de yoga), leva seu sistema nervoso a um estado de maior tranquilidade. Antes de dormir, experimente ficar 5 minutos deitado em savasana, sem se mexer, com os olhos fechados, colocando um apoio embaixo das coxas se costuma sentir a lombar nesta posição. 5 minutos assim já vai ajudá-lo a dormir e acordar descansado no dia seguinte.

Mas o segredo número dois do yoganidra é o melhor: quem se deita recebe instruções para praticar o que chamamos de rodízio de conscientização corporal. Uma voz treinada vai guiá-lo para levar sua atenção a cada parte do corpo, de forma que todo o córtex cerebral seja “varrido”, num estado de tranquila atenção, que acaba levando a pessoa a oscilar entre a vigília e o sono, alcançando padrões de ondas mentais alpha que, sabemos, são imprescindíveis para o alívio das tensões de toda ordem.

O fato mais curioso do yoganidra – conhecido como sono psíquico – é que ele relaxa como se tivéssemos dormido bem; mas nos mantivemos acordados o tempo todo.

Se você quiser conhecer mais o que é yoganidra, você pode gravar este que está no meu site e praticá-lo: http://migre.me/I7A0 Ou você pode ler este texto e conhecer mais da técnica: http://migre.me/I7yc É simples de praticar, gostosa e eficaz para o relaxamento.

 

Namaste, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter