Casa Máy > Aromaterapia > Qual é sua Personalidade Aromática?

< voltar

Qual é sua Personalidade Aromática?

Postado às 13:22 do dia 27/07/10

Este artigo foi originalmene publicado no Jornal do Juvevê, em maio de 2010.

 

Eu adoro um teste de personalidade. Um dos recentes que fiz – inclusive, muito interessante – foi do livro “Descubra Seus Pontos Fortes”, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. Você raspa um código numérico que vem na contra-capa, usa este código para abrir um pesquisa na internet, passa lá uns 20 minutos respondendo e descobre quais dos 34 pontos são os seus mais fortes. Rende muitos insights e tem uma metodologia impecável.

Mas o teste que trago hoje aqui é mais singelo, embora possa revelar aspectos igualmente encantadores de sua personalidade e razões para suas preferências ou aversões por determinados cheiros. Trata-se do teste da personalidade aromática, também chamada de biótipo de cheiro.

Veja abaixo como são as pessoas conforme os aromas que tendem a gostar ou não suportar.

1. Sulfurados – pessoas sob forte stress, vivenciando situações de tensão, medo ou ansiedade. Podem ser agressivas e ríspidas. Tendem aos cheiros fortes, como alho, cebola, alho-poró e cebolinha.

2. Almiscarados – pessoas de personalidade forte, às vezes bem sensuais. Têm autoconfiança e se expressam sem cautelas. Correm atrás do que querem. Tendem aos cheiros do musk, âmbar, nardo e valeriana.

3. Terrosos – pessoas seguras, com estruturas sólidas. Expressam seriedade, competência e correção. Às vezes são impacientes. Tendem aos cheiros de mitti, vetiver, pachouli, cominho, mas também tomilho e gengibre.

4. Amadeirados – pessoas sérias, responsáveis, com tendência à diplomacia, mas também à impessoalidade e ao idealismo. Tendem aos cheiros dos cedros, imbuia, mas também ao olíbano, mirra e breu.

5. Abaunilhados – pessoas cuidadoras, com inclinação para expressar carinho e afeto. Podem ter baixa auto-estima e solidão. Tendem aos cheiros da baunilha, benjoim, bálsamo do peru e chocolate.

6. Picantes – pessoas de ação, entusiasmadas e comunicativas. Podem refletir alguns aspectos de autoridade e criticismo. Tendem aos cheiros de cravo da índia, canela, capim cidreira, tomilho e orégano.

7. Lanvanduláceos – pessoas tranquilas, amantes da liberdade e sonhadoras. Questionadoras e criativas, mas podem mostrar lentidão e rigidez. Tendem aos cheiros da lavanda (alfazema), pau rosa e xantoxilum.

8. Anetolados – pessoas suaves, delicadas, de certa maneira infantis e inocentes. Expressam generosidade, bondade, mas podem exagerar o tom da brincadeira. Tendem aos cheiros de manjericão, erva-doce, funcho, anis e endro.

9. Gelados – pessoas elétricas, rápidas e bem-dispostas. Podem exagerar a racionalidade e valorizar demais o intelecto. Tendem aos cheiros de hortelã (menta), eucaliptos, cânfora e bétula-doce.

10. Herbáceos – pessoas simples, que amam a vida natural. Têm tendência a ser bem organizadas, íntegras, mas podem ficar sem objetivos significativos. Tendem aos cheiros de manjericão, folha de laranjeira (petitgrain), manjerona, sálvias e poejo.

11. Arbóreos – pessoas sensíveis e espirituosas, que usam a intuição. Pode lhes faltar “pé no chão” ou ter manias. Tendem aos cheiros dos abetos, espruces, ciprestes e pinheiros.

12. Frutados – pessoas alegres, joviais, despojadas e que gostam de ajudar. Podem viver situações de carência ou sofrer por não querer amadurecer. Tendem aos cheiros de frutas cítricas, como limão, laranjas, bergamotas e tangerinas.

13. Florados – pessoas descontraídas, intuitivas, equilibradas. Quando vibram no negativo, podem ser escandalosas ou extravagantes. Tendem aos cheiros de jasmim, rosa, gerânio, ylang-ylang, íris, violeta e lótus.

Então, agora que conhece as 13 personalidades aromáticas, experimente alguns destes cheiros e veja se eles despertam em você a memória dos comportamentos com os quais estão relacionados. É muito divertido e um bom exercício de auto-conhecimento. Às vezes, é justamente o cheiro de que não gostamos aquele de que mais precisamos no momento!

 

Um abraço de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter