Casa Máy > Aromaterapia > Santa lavanda!
Este artigo foi escrito para e publicado inicialmente no Jornal do Juvevê, edição Abril 2010.
Tem gente que cai na cama e apaga. Tem gente que fica rolando, rolando, até que dorme. E tem gente que não dorme. Ou dorme pouco. Ou dorme mal.
Privilégio materno, aprendi o que é “não dormir bem” depois que ganhei meus filhos. Quando nascem, é porque estão sendo amamentados. Quando crescem, porque fazem xixi na cama. Depois, porque pulam para nossa cama. Chega a adolescência e por aí vai…
Então, o que dá para fazer para dormir melhor? Eu quero compartilhar uma super dica, que uso em casa e que indico a muitas pessoas: óleo essencial de lavanda.
A terapia por óleos essenciais é chamada de aromaterapia e existe há tempos. Os óleos essenciais são extratos aromáticos voláteis, obtidos, normalmente, pela destilação das partes das plantas que os contêm para sua própria proteção, conservação e crescimento.
Nem toda planta dá óleo essencial, mas tem um bocado que dá. O mais importante que uma pessoa leiga deve aprender sobre óleos essenciais é que são diferentes de essências, que são sintéticas. Um óleo essencial é puro, 100% botânico, mais caro que uma essência, e é quimicamente ativo, isto é, possui componentes químicos que caracterizam suas funções terapêuticas.
A lavanda, também chamada de alfazema, é uma flor linda, lilás, cujas melhores safras vêm da França. Com o nome científico Lavandula angustifolia, produz um óleo essencial de aroma etéreo, potencialmente equilibrante, cheio de ésteres e álcoois terpênicos. A lavanda é sedativa, analgésica e – como quase todo óleo essencial – antisséptica.
Para dormir, é uma mão na roda, levando a leveza que seu sono precisa. Para usar o óleo essencial de lavanda como auxílio a uma boa noite de sono, faça assim:
Pingue 1 gota em cada lado da fronha do travesseiro ou coloque em um difusor elétrico, destes de tomadas, de 7-10 gotas no quarto de dormir. Use pelo menos por 15 dias. Fará uma diferença incrível e pode ser usada inclusive com crianças maiores de 4 anos de idade.
Me conte depois como dormiu, está bem?