Casa Máy > Aromaterapia > Cheiros para o Natal e Réveillon – harmonizando aromas, espaços e pessoas

< voltar

Cheiros para o Natal e Réveillon – harmonizando aromas, espaços e pessoas

Postado às 11:37 do dia 09/12/09

Li no livro BRAND Sense de Martin Lindstrom que uma loja nos EUA esgotou seu estoque de Natal aromatizando sua loja com o cheiro de pinheiro. Bem, não trata sobre campanhas de marketing sensorial este post. Na verdade, fico até um pouco “emburrada” com este alarde natalino precoce que todo o varejo, principalmente os shoppings, fazem já desde novembro. Como têm que se enfeitar para o Natal, armam uma super e dispendiosa decoração de Natal. Como têm que justificá-la, não podem colocá-la apenas em dezembro, mas em novembro, para que os resultados do investimento se equiparem ao resultados das vendas. Sendo assim, nós, pobres vendidos consumidores, somos obrigados a entrar no espírito natalino quase 50 dias antes do Natal. Acho injusto. Acho abusivo, pois sentimos o que vemos e se vemos enfeites vermelhos e verdes por todos os lados, achamos que o ano acabou e não fazemos mais nada até que ele acabe. Adiamos todos os projetos que nos fariam bem, como voltar a praticar yoga (ainda há 50 dias para você praticar yoga, pense bem: ainda em novembro, há 50 dias; mesmo em dezembro, há 20 e poucos dias!), nadar, caminhar no parque, iniciar aulas de dança de salão, pintar um quadro, montar um quebra-cabeça. Bem, não dá mais tempo para nada: novembro é final do ano e temos que nos adaptar ao que o comércio acha que é. Enfim…

O que eu queria mesmo com este post é sugerir alguns aromas para sua casa ou seu comércio/escritório neste final do ano. Vamos por etapas, porque há muitos cheiros e funções dentro da aromaterapia e todo mundo tem alguma coisa em mente para harmonizar: seja o ambiente familiar para as ceias, seja o pessoal do escritório estressadíssimo às vésperas das férias coletivas.

Aqui estão minhas sugestões. Para aromatizar o ambiente, use de 6 a 15 gotas dos óleos essenciais que você escolheu. Se quiser uma sinergia, prefira misturar de 3-5 tipos de óleos essenciais por vez.

Ambientes Familiares – Natal:

Pinheiro, Cipreste, Espruce, Tuia ou Abeto – se você curte uma ceia tradicional e lamenta que o Natal brasileiro seja quente porque adoraria ver neve caindo na frente de sua janela, estes três aromas são ideais para sua ceia natalina. Em primeiro lugar, são aromas relativamente frescos. Depois, são aromas de árvores e podem substituir o aroma que os pinheirinhos de plástico não exalam mais. Alem disso, são totalmente antistress e nos ajudam a voar alto, sonhar e ter esperanças.

Bergamota, Laranja, Tangerina, Mandarina, Camomila-Romana, Anis, Erva-Doce, Funcho ou Endro – “crianças”, pense em “crianças” quando usar estes cheiros e também em um simpático e gorducho “Papai Noel”. Se o seu Natal significa principalmente a estripulias de filhos, sobrinhos e primos abrindo em algazarra os presentes embaixo da árvore, qualquer um destes aromas combinará super bem. Mas, calma, nenhum destes cheiros irá atordoar ainda mais o ambiente, pois são todos alegres sem serem eufóricos. E todos puxam as lembranças doces da infância. Enfim, para crianças de qualquer idade que acham que o Natal é a data mais festiva e brincalhona do ano.

Mirra, Olíbano, Breu, Patchouli, Sândalo ou Rosa – para muitos, o Natal é um momento de introspecção. Quando junto Natal e estes aromas em minha mente, me vem na mesma hora a Missa do Galo, de Machado de Assis. Creio que o diálogo entre Nogueira e Conceição cheira a rosa com olibano, você não acha? Mas, se o seu Natal é um momento de recolhimento, se você gosta de passar a data meditando ou orando, aí estão bons óleos essenciais para você.

Ambientes familiares – Réveillon:

Quaisquer aromas acima também se prestam bem a uma ceia de final de ano. Entretanto, há outros com outras intenções. Veja.

Canela, Laranja ou Bergamota e Cravo-da-Índia – aqui, você não usará um ou outro, mas os três óleos essenciais em sinergia. Por quê? Porque você veste lingerie amarela para atrair prosperidade, come lentilha pela mesma razão, chupa romã e guarda suas sementes com o mesmo motivo e – vamos lá, tenho que falar – não come bicho que anda para trás para não andar pra trás no ano novo. (Ei, não seria melhor se não comesse bicho nenhum?! Assim, no ano novo, não viria ninguém pra matar seus projetos, seus sonhos, sua energia também. Pense nisso!). Ou seja, a dica de usar estes três óleos é para criar um clima de prosperidade, ok? 😉

Alecrim Qt1, Cânfora, Breu, Mirra, Lavanda ou Lavandim, Sangue de Dragão – tome um banho de mar ou tome um banho de sal grosso como rezam as tradições e use estes aromas para purificar a energia e vibração do ambiente.

Ylang-Ylang, Manjericão (Basilicão), Jasmim, Cedro Maçã ou Canela – se a ideia é comemorar até o sol nascer, você vai precisar de fôlego. E se a ideia é celebrar a amizade ou o amor, este aromas se casam bem também. Afinal, festa só tem graça na companhia de pessoas queridas. Agora, se o calor bater muito forte, esborrife um spray à base de Hortelã-Pimenta no povo: refresca na hora e reenergiza. PS: use o Ylang-Ylang no final da da festa, tá? Ele não é excitante, como muitos pensam, mas profundamente relaxante, embora desperte a autoestima e autoconfiança se sua intenção for iniciar 2010 bem acompanhada(o).

Ambientes profissionais – final do ano:

Alecrim Qt1, Limão, Hortelã-Pimenta ou Cipreste – tá todo mundo estressado e ainda tem que produzir mais porque faltam 15 dias para o Natal? Qualquer um destes aromas ajudará.

Lavanda, Petitgrain ou Petitneroli, Capim-Limão, Pau Rosa – estes aromas são anti-stress, calmantes, relaxantes. Pense num call center de telefonia celular, ou pense numa área de logística e delivery: stress a mais aí só faz mal; então, estes aromas são a pedida certa.

Bem, é isso. Espero que possa usar os óleos essenciais neste final de ano e que se tornem seus amigos por todos os outros. Ah, e se teve uma experiência com algum uso ou aroma diferente dos que listei aqui, compartilhe. Pode ser aqui, postando um “Comentário”, ou na Rede Casa Máy, onde temos mais espaço para conversar e trocar.

Um abração! Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter