Casa Máy > Aromaterapia > II Congresso Internacional de Aromatologia – Como foi (Parte 1)

< voltar

II Congresso Internacional de Aromatologia – Como foi (Parte 1)

Postado às 20:51 do dia 22/03/16

O II Congresso Internacional de Aromatologia ocorreu dias 18 e 19 de março em Belo Horizonte/MG. Estivemos por lá e trazemos um resumo de como foi.

 

Resumo do dia 18/mar/16.

 

II CIA Fabian

 

Fabian Laszlo, fundador da Laszlo Aromaterapia e do IBRA, abre o II Congresso Internacional de Aromatologia em Belo Horizonte/MG, e convida todos os aromaterapeutas a assinarem petição para instituir o Dia Nacional da Aromaterapia no Brasil, na data de 19 de dezembro, a mesma do nascimento de René-Maurice Gattefossé.

Prof. Dr. Afrânio Craveiro nos trouxe informações sobre o maior banco de dados existente sobre óleos essenciais brasileiros, uma oleoteca composta de 800 amostras, todas coletadas entre 1974 e 2016 na caatinga, um projeto coordenado dentro da Universidade Federal do Ceará/PADETEC.  Também nos contou o case do medicamento Acheflan (R) e do uso de Lippia sidoides omo ativo de loção anti-acne do laboratório Aveda nos Estados Unidos.

II CIA Damiao

Prof. Dr. Damião de Souza, da Universidade Federal da Paraíba, faou sobre a bioatividade dos óleos essenciais e como eles alteram diversos sistemas farmacológicos. Trouxe pesquisas realizadas sobretudo em modelos animais para avaliar ações no Sistema Nervoso Central, mostrando resultados obtidos com o OE de lavanda-francesa, as também laranja-amarga e verbena-branca.

II CIA Marcela 2

 

Profª Marcela Machado, da Universidade do Vale do Itajaí, traçou um panorama sobre o que existe de segurança e toxidade no uso de OEs, seja pela via inalatória, tópica ou por ingestão. Explicou as relações possíveis entre DL50 e DMT50 realizadas com cobaias animais e humanos.

II CIA Guilherme

Guilherme Peniche, naturólogo e mestrando em farmácia, mostrou resultados obtidos com aromaterapia no tratamento da dor em atletas de alto nível, uma pesquisa que passa agora para sua segunda fase e promete novos achados.

II CIA Vishwa

Vishwa, bióloga e fundadora da Terra-Flor Aromaterapia traçou o plano evolutivo das espécies botânicas no planeta Terra e como a interação entre plantas e delas com os animais fez surgir os óleos essenciais, evidenciando que a vida quer se manter viva.

II CIA Adriana

A Profª. Dra. Adriana Wolffenbüttel, que teve seu livro Base da Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia relançado pela Editora Laszlo durante o Congresso, mostrou os resultados da sua pesquisa de doutorado na Univerdade Federal do Rio Grande do Sul com câmaras de inalação de roedores e os efeitos de alguns OEs nos marcadores melatonina e cortisol. A segunda fase da pesquisa segue agora no seu projeto de pós-doc feito em parceria com uma universidade em madri, Espanha.

II CIA Ozelia

Há 9 ano à frente do Spa do Resort Costão do Santinho, a esteticista Ozélia Carvalho nos contou como a aromaterapia é utilizada nos mais variados e exclusivos protocolos estéticos e de emagrecimento no spa.

 

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter