Casa Máy > Aromaterapia > Moon sand com aromaterapia

< voltar

Moon sand com aromaterapia

Postado às 18:32 do dia 03/07/14

Inspirada pelo tempo livre das férias escolares e pela postagem no blog da marca de aromaterapia doTerra, fui testar a receita de moon sand com óleos essenciais.

Foto: doTerra

Foto: doTerra

A ideia seria criar aquela areia fininha vendida em lojas de brinquedos (pelos olhos da cara, diga-se de passagem) com farinha de trigo e óleo de cozinha. A graça fica por conta de pingar na areia algumas gotas de óleos essenciais e encontrar um modo de colocar aromaterapia na diversão da molecada.

Minha experiência deu meio certo, meio errado. A massa deu certo. O que deu meio errado foi minha expectativa de que meus meninos iriam querer ficar horas brincando com ela: o mais velho olhou a bagunça e disse ah, legal!, mas subiu pro videogame; e o mais novo ficou vinte minutos comigo e se cansou.

Mas, enfim, a tentativa rendeu esta postagem e você pode fazer a receita se tiver filhos lá pela casa dos 4, 5, 6 anos de idade.

Veja:

INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha de trigo branca

1/2 xícara de óleo vegetal

3-6 gotas de óleo essencial (usei “laranja 5X” e “petitgrain de limão-capeta”, 3 gotas de cada)

MODO DE PREPARO:

O segredo é você ajustar a quantidade de óleo de cozinha à farinha. A textura é farinhenta, como se fosse uma areia quase úmida. Você não conseguirá fazer uma bola compacta com ela, mas conseguirá criar desenhos em cima de uma mesa. O bom é que os desenhos se desmancham facilmente e a massa pode ser guardada num recipiente fechado e vai durar umas boas semanas.

O segredinho para a aromaterapia funcionar é, primeiro de tudo, pingar os óleos essenciais no óleo de cozinha antes de misturar o óleo de cozinha na farinha. No blog doTerra eles sugeriram o OE de lavanda francesa. Eu acho mais alegre usar os cítricos, já que estamos com crianças. Além disso, se acontecer deles enfiarem a mão na boca, ficaremos mais tranquilos.

Eu também não me encanaria muito de usar cítricos prensados da casca, com a questão de serem fotossensibilizantes, porque a diluição em óleo vegetal minimiza esse efeito e porque a quantidade de OEs na massa é pouca. Além do mais, estamos no inverno. Mas, sim, se você fizer a receita em pleno verão, melhor pecar pelo excesso de precaução: use cítricos destilados ou deterpenizados, isto é, que não causarão manchas de pele em contato com o sol.

Além dos cítricos e da lavanda, boas opções pra crianças são os OEs de coníferas, como pinheiro e espruce. Acho que a camomila seria ótima, mas é lôca de cara. O pau rosa é mais uma opção. Mas, realmente, prefiro os cítricos. Você também pode escolher o OE de acordo com a hora da brincadeira: lavanda se for à noite, cítricos e petitgrains se for durante o dia.

Depois que a moon sand aromática estiver pronta, use utensílios domésticos como moldes. Nós acabamos usando a própria tampinha e gotejador do frasco do óleo essencial e mais um garfo. Viu nossas “obras-primas”?

Abraços de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter