Casa Máy > Aromaterapia > Lavanda de Norfolk, Inglaterra

< voltar

Lavanda de Norfolk, Inglaterra

Postado às 13:14 do dia 01/06/14

Nos anos 1800, no sudeste da Inglaterra, o condado de Surrey tinha uma cidadezinha que plantava lavanda: Mitcham. Seus cultivares ficaram famosos e iam abastecendo a indústria de perfumaria inglesa. Até que a burguesia londrina resolveu morar bem, mais tranquilo, e foi comprando terras na região. A especulação imobiliária acabou com a lavanda inglesa naquela época.

Norfolk Lavender - foto: Norfolk Lavender

Norfolk Lavender – foto: Norfolk Lavender

Então, em 1932, um sujeito tenaz, Linneaus Chilvers, tomou pra si o projeto de ressuscitar o cultivo comercial da lavanda na Inglaterra e importou 33 mil mudas com raiz, plantando-as em 6 acres de terra, numa região com pouca chuva, muita luz, de solo alcalino e brem drenado: o condado de Norfolk, na costa leste da Inglaterra. Das primeiras mudas à primeira colheita passaram-se 10 anos. Não é pra pessoas de pouca vontade iniciar uma fazenda de lavanda.

Associando-se a Francis Dusgate, Linneaus importou, em 1936, 3 alambiques de cobre da França, que foram usados até 2009, quando, então, finalmente, deram vez a modelos mais modernos feitos de inox. Estão, contudo, ainda em exposição na Norfolk Lavender – The Lavender Company, empresa que administra tanto os atuais 100 acres cultivados quanto o parque de exposição e loja montados em torno do empreendimento pioneiro.

Entre junho e agosto, verão europeu, a fazenda se abre para passeios. Os turistas tanto podem visitar os campos floridos, quando a destilaria. Há, ainda, jardins de ervas plantados e uma pequena fazenda com animais e área de recreação infantil. A loja, que também vende seus produtos online, comercializa dezenas de cultivares de quatro espécies principais: L. angustifolia, L. x intermedia, L. stoechas e L. chaytorae. Em realidade, a coleção de lavandas da Norfolk contém 100 espécimes e integra o projeto Plant Heritage.

L. stoechas - foto: Norfolk Lavender

L. stoechas – foto: Norfolk Lavender

Para você conhecer mais sobre esta fazenda, acesse nossa galeria de Aromaterapia no Pinterest: http://www.pinterest.com/mayraccastro/lavandas/

E se quiser aprender mais sobre a lavanda, inclusive a história que lhe contei, leia a resenha que fiz do livro A Magia e o Poder da Lavanda, de Maggie Tisserand e Monika Jünemann:

http://asmelhorespartes.blogspot.com.br/2012/08/a-magia-e-o-poder-da-lavanda-maggie.html

Um abraço de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter